Audiência pública mobiliza sociedade civil em Santos


27/10/2015 16:15 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


A audiência pública regional do Plano Estadual de Educação (PEE), realizada no dia 26/10, na Câmara Municipal de Santos, mobilizou a sociedade civil de Santos por melhorias no ensino e contra a divisão das escolas por ciclos, anunciada pelo governo do Estado. Na reunião, presidida pela deputada Leci Brandão (PCdoB), a OAB e a Defensoria Pública anunciaram que vão ingressar judicialmente contra o fechamento de escolas na cidade.

A iniciativa foi anunciada pelo advogado e professor de sociologia da Escola Estadual Braz Cubas, Jeferson Spindola. "Estou sendo procurado por pais preocupados", contou. A escola é a única adaptada para pessoas com deficiência física. O defensor público Thiago de Souza afirmou que a Defensoria "vai lutar contra esse retrocesso", referindo-se também à escola estadual Cleobolo Amazonas. A OAB foi representada na audiência por Letícia Giriblo. Ergon Cluger, diretor da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) criticou a superlotação das salas de aula e alertou para o objetivo obscuro do governo com o fechamento das escolas: "sucatear a educação gera lucro".

O deputado João Paulo Rillo (PT) lembrou que a divisão das escolas por ciclos antecipa uma das metas do Plano Estadual da Educação, proposto pelo governo. Segundo o parlamentar, as audiências para debater o plano em seis regiões do Estado foram resultado da mobilização de professores, alunos e lideranças da educação, junto com os parlamentares de oposição que, unidos, evitaram a votação às pressas da proposta do governo estadual.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp