Comissão aprova requerimentos sobre concursos públicos


29/10/2015 17:17 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Na terça-feira, 27/10, dois requerimentos apresentados por Raul Marcelo (PSOL) foram aprovados na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa. Um deles requer ao secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, informações relativas à situação das 447 vagas abertas no concurso público de peritos criminais, em 2013, e ainda não preenchidas.

Para o deputado, além dos enormes prejuízos materiais e morais aos candidatos aprovados, a inação da secretaria prejudica a população, já que as deficiências dos órgãos policiais levam ao aumento dos índices de criminalidade.

O segundo documento requer sejam fiscalizadas e controladas as atividades daquela secretaria, especificamente as relacionadas ao concurso público de desenhista técnico-pericial (DTP-1/2013). À semelhança do primeiro, neste caso, o concurso, aberto pela Polícia Civil em janeiro de 2013, preencheria 55 vagas conforme classificação final no edital (DTP-1/2013), o que não aconteceu até o momento.

Ele observa que sobre outros concursos públicos da referida secretaria também passam por situação semelhante, como os que objetivam o preenchimento de cargos de delegado de Polícia, escrivão de Polícia, médico legista, investigador de Polícia e peritos criminais, dentre outros.

Para o deputado, "há um dever moral e legal de amplo esclarecimento à população, com relação ao número total de cargos atualmente vagos nestes concursos".

raul@raulmarcelo.com.br

alesp