Mais escolas, mais educação!


03/11/2015 17:08 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Enquanto no Brasil o slogan "Pátria Educadora", adotado pelo governo Dilma, acabou virando piada " e piada de péssimo gosto devido os cortes orçamentários nessa área fundamental ao futuro do próprio país " em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin leva a educação à sério e promove adequações necessárias à própria redução da demanda por vagas nas escolas estaduais. Em Ribeirão Preto foi feito muito alarde em torno do possível fechamento de escolas do Estado o que, felizmente, não aconteceu. Aliás, muito pelo contrário: ao invés de fechar escolas, o governo paulista abriu novas unidades, inclusive atendendo solicitações expressas de que eu tive oportunidade de apresentar.

Usando da palavra em pronunciamento recente na tribuna da Alesp, eu fiz questão de agradecer o governador por essa ação administrativa de grande importância para o município de Ribeirão Preto: neste ano, o governo construiu e começaram a funcionar três novas escolas naquela cidade: a do Jardim Flamboyants, no bairro Parque dos Flamboyants, para estudantes iniciantes, finais e ensino médio; a Escola Jardim Jockey Clube, no bairro Jardim Jockey Clube, e a Jardim Monte Carlo, no bairro Jardim Monte Carlo.

São mais de mil alunos que, graças a esse gesto do governo de São Paulo no campo educacional, começaram os seus estudos nessas escolas de Ribeirão Preto. Tenho certeza: essas escolas serão de grande importância na vida desses estudantes e de seus pais.

Agradeci também ao governador, em nome da comunidade ribeirão-pretana, por ter iniciado o funcionamento, neste ano, de uma faculdade tecnológica em Ribeirão Preto, a Fatec, instalado num prédio notável, admirável mesmo, merecendo ser visitado e conhecido pela população de Ribeirão Preto e de toda a região beneficiada por esse empreendimento. Os moradores que puderem visitar essa unidade ficarão impressionados com a beleza de um prédio que vai, sem dúvida alguma, possibilitar o estudo universitário nessa faculdade tecnológica a milhares de jovens de Ribeirão Preto e de toda aquela imensa região.

Gostaria ainda, já que escrevo sobre educação, de fazer uma observação sobre o Plano Estadual de Ensino a ser discutido brevemente na Alesp: é importantíssimo esse plano ser realmente debatido com muita atenção, inclusive eliminando a tão discutida "promoção automática" nas escolas paulistas. Temos de restabelecer a meritocracia no setor educacional promovendo quem realmente fizer por merecer a promoção, tirando a ilusão de que o diploma " sem o respectivo conhecimento " é capaz de abrir as portas reservadas a quem aprendeu e, portanto, sabe. Através do mérito poderemos, realmente, preparar os nossos jovens para a construção do Brasil justo e progressista por todos nós desejado.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp