Apoio a reivindicações dos caminhoneiros


11/11/2015 16:17 | Da assessoria do deputado Abelardo Camarinha

Compartilhar:


Em seu discurso na tribuna do parlamento paulista, em 10/11, o deputado Abelardo Camarinha (PSB) enfatizou seu apoio ao movimento dos caminhoneiros.

Em sua opinião, esses profissionais que transportam o progresso, o desenvolvimento e a economia do país, pagam pelo combustível o preço mais caro do mundo, valor que pode aumentar mais ainda se o governo a ele agregar, como anuncia, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

O parlamentar ainda ressaltou que "o preço de um caminhão, no exterior, é 25 mil dólares, enquanto aqui no Brasil custa em torno de 80 a 100 mil dólares. O preço dos pneus também é de 2 a 3 vezes maior que na Europa, Estados Unidos e Paraguai. Além disso, o custo de reposição das peças é 300% mais caro que no exterior". Ele também destacou que o governo não cumpriu, com os caminhoneiros, o compromisso de não cobrar pelo eixo suspenso nas praças de pedágio, o que onera ainda mais os custos dos fretes.

Além da questão do preço, os profissionais do volante enfrentam as piores estradas, sendo que 60% delas estão em estado precário, esburacadas, sem pontos para repouso e nenhum conforto. Então, segundo avalia Camarinha, os sofridos caminhoneiros pagam taxas e impostos de primeiro mundo e andam em estradas de quarto mundo. Segundo ele, a maioria dos caminhoneiros está em situação financeira precária. "Considero, portanto, plenamente justas suas reivindicações, assim como respeito e destaco os seus méritos pelo árduo trabalho nas estradas de todo o país".

dep.abelardocamarinha@al.sp.gov.br

alesp