Manifestação de apoio às santas casas do Estado


16/11/2015 16:00 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:


Representantes de santas casas de várias cidades do Estado, além de vereadores e outras autoridades e movimentos pró-saúde, participaram, no dia 12/11, do evento de apresentação do relatório da CPI das Santas Casas e de manifestações em favor da saúde no Estado de São Paulo.

Além do presidente da CPI, deputado Ed Thomas (PSB), e do relator deputado Padre Afonso Lobato (PV), outros seis parlamentares estiveram presentes. Também se pronunciaram o presidente da Federação dos Hospitais e Santas Casas do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, e representantes de várias santas casas, relatando a situação em seus municípios ou região.

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa, onde cerca de cem pessoas puderam tomar conhecimento das principais questões que envolvem o setor, que atende a 56% dos pacientes do SUS no Estado e deve cerca de R$ 23 bilhões, segundo dados da Fehosp.

O relator da CPI destacou que buscou não apresentar um documento "pró-forma", mas que fosse o início de uma jornada de lutas. "Esse relatório deverá ser um instrumento de trabalho, de pressão e de encaminhamento para soluções", afirmou.

Ele destacou o subfinanciamento da saúde como uma das principais causas da situação caótica das santas casas e citou a falta de uma gestão qualificada e a "judicialização" da saúde.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp