Da Tribuna


25/11/2015 18:44 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


ITAMAR BORGES - Agradece o apoio de seus pares para a criação da Frente Parlamentar da Indústria da Construção, cujo lançamento está previsto para a próxima segunda-feira, dia 30/11, na Fiesp. Avalia que o atual foco do desemprego concentra-se na construção civil. Cita parlamentares que conduzirão os futuros trabalhos da frente. Elenca, entre as propostas que serão debatidas, o fortalecimento da indústria da construção, as ferramentas de acompanhamento de obras, a segurança em edificações, a padronização dos códigos de obras municipais e a substituição tributária para materiais de construção.

CARLOS NEDER - Discorre acerca de reclamação de parlamentares, que se queixam de baixa execução orçamentária de emendas apresentadas por eles. Lembra que nova legislação, em Brasília, garante recursos públicos a serem destinados para a sociedade por meio de deputados federais. Destaca a elaboração da PEC 14/15, de autoria do deputado Campos Machado, nos mesmos moldes do projeto da Câmara Federal. Aponta diferenças entre as proposituras em âmbito federal e a estadual.

CORONEL TELHADA - Discorre sobre a segurança pública. Menciona caso de tentativa de assalto, presenciado no dia de hoje. Faz reflexão sobre o fato. Rememora ocorrências policiais. Comenta a prisão de senador.

CARLOS GIANNAZI - Discorre sobre a reformulação na rede pública de ensino. Reprova decisão do governador de fechar escolas. Mostra fotos de escolas ocupadas por estudantes. Tece críticas à gestão tucana. Faz comentários sobre a pesquisa e a produção de medicamento de combate ao câncer.

JOOJI HATO - Parabeniza o deputado Coronel Telhada pela atuação em defesa de cidadã, durante tentativa de assalto. Apresenta vídeos sobre a criminalidade.

MARCOS DAMASIO - Tece comentários sobre projeto que visa estabelecer a emenda impositiva, em trâmite nesta Casa. Anuncia emenda parlamentar destinada à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Acrescenta que os recursos serão destinados para a pavimentação de ruas. Destaca a importância, a seu ver, da aprovação do orçamento impositivo em âmbito estadual.

CARLOS GIANNAZI - Retoma discussão sobre a reorganização da rede estadual de ensino. Mostra fotos da escola Tancredo Neves, que, adita, precisa de reformas emergenciais. Discorre sobre o assunto, para o qual exige providências.

ORLANDO BOLÇONE - Destaca dois eventos ocorridos no dia de hoje, neste Parlamento: a apresentação do relatório da CPI que tratou de acidentes ferroviários, e a visita do vice-governador, Márcio França, que veio fazer a prestação de contas de sua pasta, a de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Discorre sobre ambos os assuntos.

CARLOS NEDER - Reitera defesa para a aprovação do orçamento impositivo. Sugere, no entanto, que sejam feitas adaptações ao projeto apresentado pelo deputado Campos Machado no que tange a áreas como saúde e educação. Faz explanação sobre o assunto.

RAUL MARCELO - Tece comentários a respeito da ocupação de escolas estaduais por alunos contrários ao fechamento de unidades. Rebate as justificativas apresentadas para a política de reorganização da rede estadual de ensino proposta pela Secretaria de Educação. Acusa o governo estadual de ter a intenção de privatizar a educação paulista. Cita estatísticas sobre o desempenho dos alunos no Saresp. Afirma que a qualidade do ensino não pode ser aferida por uma prova. Sugere várias medidas para a melhora da educação pública em São Paulo e no País. Defende valorização salarial dos professores. Discorre sobre a reconstrução do Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial.

alesp