Projeto prevê pagamento de estacionamentos através de aplicativos


02/12/2015 11:58 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


Quantas vezes você se deparou com a situação de deixar seu carro em um estacionamento e o mesmo só aceitar como forma de pagamento dinheiro em espécie? Mesmo com a evolução tecnológica, muitos estabelecimentos ainda não possuem meios eletrônicos de recebimento, dificultando a vida da população.

Para facilitar essa negociação, o deputado André Soares (DEM) criou o Projeto de Lei nº 1520 de 2015, no qual estabelece que os estacionamentos e valets deverão disponibilizar meio de pagamento eletrônico ao consumidor como mais uma opção para quitação do serviço prestado.

Pensando no futuro, a propositura ainda prevê a possibilidade de uso de redes de terminais de cartões para pagamento ou até mesmo através de aplicativos.

Além disso, o parlamentar justifica que casos de violência são comuns nesses locais, pois os donos e funcionários trabalham com uma quantidade significativa de dinheiro em espécie, o que facilita a ação de criminosos. "Recebemos relatos de pessoas que foram assaltadas nos estacionamentos," declara Soares.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), divulgado pela imprensa, os brasileiros gastaram mais de R$ 978 bilhões em compras feitas com cartões de débito e crédito em 2014. Isso mostra o crescimento do serviço, principalmente por causa da facilidade e segurança para a população.

A propositura foi publicada em 27/11 no Diário Oficial, e aguarda apreciação dos deputados.

asoares@al.sp.gov.br

alesp