Campanha de conscientização sobre o vírus Zóster


07/12/2015 16:35 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


A Comissão de Saúde iniciou, no dia 4/12, a análise do Projeto de Lei 1051/15, do deputado Edmir Chedid (DEM), que estabelece a Campanha de Conscientização sobre o Zóster, vírus que provoca inflamação aguda, também conhecida como "cobreiro".

A finalidade do PL é promover ampla divulgação das características desta doença, suas causas e os tratamentos dos sintomas, bem como a indicação das medidas preventivas a serem adotadas. "Em setembro, esta proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa", completou Chedid.

A campanha será feita por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet, rádio e televisão, bem como por intermédio de fixação de cartazes e distribuição de cartilhas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. Também deverão ser realizadas palestras e audiências sobre o tema e cursos para os profissionais de saúde.

"No Brasil, a cada ano, são registradas cerca de 10 mil hospitalizações no Sistema Único de Saúde por varicela (catapora) e zóster. A taxa de mortalidade por complicações em adultos, aumenta a partir dos 50 anos de idade, sendo que a dor associada ao zóster pode perturbar sono, trabalho e atividades cotidianas, impactando negativamente na vida do paciente", concluiu Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp