Parlamentar quer que governo realize testes do zika vírus


11/12/2015 18:01 | Da assessoria do deputado jorge Wilson Xerife do Consumidor

Compartilhar:


O líder do PRB, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, protocolou na Assembleia Legislativa a Indicação 2.575, de 2015, que solicita ao governador Geraldo Alckmin sejam realizados testes para diagnosticar a infecção pelo zika vírus em todas as gestantes do Estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde, recentemente, confirmou a relação entre o vírus e a microcefalia, agente infeccioso responsável pela má-formação craniana de bebês. Transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o vírus que já circula em 18 Estados tende a se difundir ainda mais nos próximos meses, em virtude das temperaturas mais elevadas e do período chuvoso.

A Organização Mundial da Saúde fez um alerta mundial para a epidemia, solicitando que os governos se preparem para o aumento do número de ocorrências das contaminações no País.

"É fundamental que o Poder Público, além de promover as ações preventivas, com o engajamento da população para evitar o surgimento de criadouros do mosquito, adote as medidas necessárias para possibilitar que as gestantes sejam submetidas aos testes diagnósticos no pré-natal e, sendo detectada a infecção pelo zika vírus, recebam todo o amparo necessário até o nascimento, e posteriormente, o acompanhamento dos seus bebês", disse o deputado.

"Ainda não existe vacina ou tratamento para a doença e a única maneira de conter a epidemia é a prevenção", concluiu o parlamentar, que fará todo o empenho a fim de que a medida seja acolhida pelo governo do Estado.

jorgewilsonxerifedoconsumidor@al.sp.gov.br

alesp