Da Tribuna


17/12/2015 20:00 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS NEDER - Relata reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo. Afirma que o Executivo tem o propósito de contratar consultorias privadas e enfraquecer as entidades públicas de pesquisa. Considera que a sociedade paulista está mais atenta às ações do governo na área. Expressa preocupação com o que vê como silêncio dos diretores das entidades diante da diminuição da verba a elas destinada.

CARLOS GIANNAZI - Combate decreto do Executivo que impede a contratação de novos servidores. Argumenta que a medida tem gerado prejuízos no atendimento à população. Elenca setores que enfrentam problemas ocasionados pela falta de funcionários. Anuncia a presença, em plenário, de professores da rede estadual. Critica a contratação de professores em caráter temporário, por parte do governo estadual.

CORONEL TELHADA - Discorre sobre visitas que fez a batalhões da Polícia Militar. Relata ocorrência nesta Casa, resolvida com a atuação da polícia e do Corpo de Bombeiros. Comenta aprovação de lei, de sua autoria, que inclui no calendário turístico do Estado de São Paulo o evento Anime Friends. Pede que o governo estadual tome as providências necessárias para a liberação da fosfoetanolamina.

JOOJI HATO - Apoia a manifestação do deputado Coronel Telhada quanto à fosfoetanolamina. Defende ações preventivas na área da Segurança Pública. Comemora a aprovação, nesta Casa, de lei, de sua autoria, que proíbe a circulação de garupas em motos, sobre a qual discorre. Afirma que prefeituras que regulamentem a operação mototáxis podem sofrer ação judicial dos munícipes que sofrerem acidentes.

RODRIGO MORAES - Comenta a presença, em 16/12, nesta Casa, de pacientes com câncer que pleiteavam a liberação da fosfoetanolamina. Tece elogios ao deputado Rafael Silva, por seu trabalho na questão. Declara que elaborar projetos de lei que sejam benéficos à população é o dever dos deputados. Agradece à cidade de Charqueada, por conceder-lhe o título de cidadão honorário. Faz agradecimentos gerais por conta dos trabalhos realizados neste Parlamento em 2015.

EDSON GIRIBONI - Expressa apoio ao pleito favorável à liberação da fosfoetanolamina. Lamenta que a Duratex, empresa de Itapetininga, que foi beneficiada por investimentos do governo estadual, tenha demitido funcionários. Faz apelo à diretoria para que tome providências para reverter a situação. Manifesta sua esperança de que uma solução possa ser encontrada em breve.

RAFAEL SILVA - Relata a presença, em 16/12, neste Parlamento, de pacientes com câncer que lutavam pela liberação da fosfoetanolamina, cuja distribuição foi proibida. Afirma que o Poder Legislativo deve ter atuar com independência. Tece críticas a deputados que acusaram os pacientes de fazer jogo político. Discorre sobre tentativas malsucedidas, da parte da presidência e da liderança do governo, de chegar a um entendimento com o Executivo.

CARLOS NEDER - Fala sobre documento, produzido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, acerca da situação financeira destas entidades. Tece comentários sobre o Orçamento de 2016. Combate a possibilidade de venda de imóveis públicos pelo governo estadual.

alesp