Opinião - A melhor saída


06/01/2016 15:24 | Marcos Damasio*

Compartilhar:


Desde o ano passado, o que mais temos ouvido são notícias desalentadoras nas mais diversas áreas: crise financeira, recessão, corrupção, dólar em alta, emprego e arrecadação em queda, corte de investimentos, redução de produção e por aí vai.

Infelizmente, não foram fatos inventados ou aumentados, vivemos esse cenário e " segundo projeções " ele se estenderá a 2016. A resiliência do brasileiro é mais uma vez colocada à prova e a melhor saída para quem transforma a crise em oportunidade tem sido o empreendedorismo.

Melhor saída, mas não a mais fácil. Ainda mais em um país como o nosso, cheio de burocracia e que massacra quem quer produzir com uma cascata de impostos e juros exorbitantes, contexto que reduz as chances de sucesso.

Mas, e apesar de tudo isso, somos o povo mais empreendedor do mundo, conforme pesquisa mundial do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada no ano passado pelo Sebrae. Título que abraça boas e não tão boas notícias.

A boa é que ao longo de 15 anos do levantamento GEM o cenário no Brasil evoluiu. Se antes liderávamos o ranking era porque muita gente criava um negócio para sobreviver e, geralmente, trabalhava na informalidade; os chamados "empreendedores de necessidade". Agora, nota-se que há mais "empreendedores de oportunidade", aqueles que analisam o mercado e criam um negócio para suprir uma determinada necessidade.

E temos de dar o crédito, muito dessa mudança se baseia no trabalho sério do Sebrae de formalizar o emprego, levar informação e disseminar uma cultura empreendedora sustentável, por meio da educação, além de brigar por leis que tragam melhorias e incentivos para os micros e pequenos, que são os que mais empregam no País.

Em novembro, por exemplo, recebemos aqui na Assembleia Legislativa a audiência pública do PLC 125/2015, o Projeto Crescer Sem Medo, que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), relatora do projeto, explicou a proposta, que amplia, simplifica e estimula o crescimento dos optantes do Simples Nacional ou Supersimples. Ocasião que contou também com a presença do diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos e representantes de outras importantes entidades, como Fiesp, Fecomércio, Facesp, Sescon, Associação Paulista de Municípios e Endeavor.

Além de desfazer temores, como a perda de receita por parte dos municípios, ficou claro que a saída da crise brasileira atual é estimular o empreendedorismo, a geração de emprego e renda com a desburocratização dos processos e a redução da carga tributária e dos juros.

Agora, a notícia não tão boa: se somos os primeiros entre os 70 países que participam da pesquisa GEM, porque ainda não usufruímos, de fato, dessa condição positiva? Na mesma audiência pública foi dada a resposta: é necessário que as empresas invistam mais em inovação, mas, contraditoriamente, crescer por aqui significa pagar mais e mais impostos, o que desestimula os empresários.

Por isso, o projeto quer também desfazer este nó e aliar empreendedorismo e inovação, crescimento e benefícios, criando um ambiente favorável ao investimento e ao desenvolvimento. Se quisermos um Brasil melhor, com mais oportunidades, temos de unir estas pontas. Estamos caminhando, e esta é uma boa notícia.

*Marcos Damasio é deputado estadual pelo Partido da República

alesp