Governo suspende obras da Linha 9 da CPTM


11/01/2016 16:12 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), criticou firmemente a medida do governador Alckmin, anunciada nessa segunda-feira, 11/1, de suspensão das obras da Linha-9 Esmeralda da CPTM até Varginha.

"Há anos tenho trabalhado para a melhoria dos transportes na zona sul da capital. Entre outras iniciativas, consegui recursos do governo federal para a construção de linha da CPTM entre Jurubatuba e Grajaú, que foi inaugurada em 2008. Outra reivindicação da população pela qual tenho lutado com muito empenho é a da extensão da Linha 9 Esmeralda de Capela do Socorro até o terminal de ônibus Varginha", observa Tatto.

"Para tornar essa obra realidade, apresentei emendas ao orçamento do Estado, proposições legislativas e fiz encontros com autoridades e com a população. Em junho de 2011, por exemplo, realizei uma reunião com o presidente da CPTM e, em julho do mesmo ano, uma audiência com moradores da região e técnicos da empresa. Essa luta foi vitoriosa: em 2012 as obras foram iniciadas. Entretanto, a entrega da linha, originalmente prevista para 2014, foi repetidamente postergada. Após tanta demora causou surpresa o anúncio de mais este adiamento, que desta vez será de mais de um ano e vai continuar afetando mais de 100 mil pessoas que se utilizariam desse transporte", acrescenta o parlamentar.

Enio Tatto conclui: "A população de São Paulo é mais uma vez prejudicada pelo governador Alckmin. Nas últimas semanas ele já havia anunciado a suspensão de obras do Metrô, como a da Linha 2 Verde até Guarulhos (aeroporto de Cumbica) e a do monotrilho, Linha 17 Ouro, que deveria interligar o Jabaquara ao Morumbi, passando pelo aeroporto de Congonhas. Prazos constantemente adiados e promessas sistematicamente não cumpridas: é essa a marca do governo tucano do Estado de São Paulo."

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp