Impasse sobre reajuste de bolsa de estudo prejudica alunos


15/01/2016 13:55 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


João Paulo Rillo (PT) esteve reunido com estudantes no Centro Cultural Vasco da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos), de São José do Rio Preto, na quarta-feira, 14/1. Os alunos estão apreensivos com a necessidade de pagamento da matrícula e da mensalidade.

Eles alegam que estão com suas bolsas de estudo ameaçadas, pois a instituição avisou, em dezembro, que não renovaria o convênio com o programa, devido aos valores pagos pelo governo do Estado, sem reajuste desde o ano passado.

"Não estávamos preparados para essa interrupção", explica Oswaldo Dias dos Santos, do curso de Tradutor e Intérprete. Eles têm até o final do mês para efetivar suas matrículas. Rillo já questionou a Secretaria da Educação sobre os valores pagos. Os estudantes estudam medidas para evitar o abandono dos cursos.

Além de comprometer a vida dos universitários, a interrupção do convênio também prejudica o atendimento da comunidade. O programa Escola da Família, criado em 2003 pela Secretaria da Educação, prevê a abertura de escolas da rede estadual de ensino, aos finais de semana, reunindo voluntários e universitários para oferecer às comunidades atividades de Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. "É também um prejuízo social", diz Joseane de Jesus, atendida pelo programa.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp