Defensoria se reúne com alunos da Unilago


18/01/2016 15:20 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Uma comissão de alunos da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), de São José do Rio Preto, vai se reunir na tarde desta segunda-feira, dia 18/1, às 16 horas, com o defensor público Júlio Tanone, na sede da Defensoria. Mais de 100 alunos da instituição de ensino estão ameaçados de perderem suas bolsas de estudo e devem desfalcar o atendimento do programa Escola da Família em dezenas de unidades da rede estadual em cidades da região.

Sem reajuste dos valores pagos pelo convênio, conforme confirmou a Secretaria de Estado da Educação, a Unilago está encontrando dificuldades para renovar o convênio. Segundo informações da secretaria da instituição, no ano passado também não teria ocorrido reajuste dos valores. A instituição de ensino avisou, em dezembro, que não renovaria o convênio com o programa.

O deputado João Paulo Rillo (PT) esteve reunido com os estudantes da Unilago, na última quarta-feira, dia 14/1, no Centro Cultural Vasco, em Rio Preto e, em seguida, na quinta-feira, dia 15, encontrou-se com Tanone para discutir soluções para o problema. Os alunos estão apreensivos com a necessidade de pagamento da matrícula e da mensalidade, custos até então arcados pelas bolsas de estudo.

Além de comprometer a vida dos universitários, muitos dos quais cursando os últimos anos, a interrupção do convênio também prejudica o atendimento da comunidade. O programa Escola da Família, criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Educação, prevê a abertura de escolas da rede estadual de ensino, aos finais de semana, reunindo voluntários e universitários para oferecer às comunidades atividades de Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. "Não é um prejuízo apenas para os estudantes, é também um prejuízo social", diz Josiane de Jesus, atendida pelo programa na escola estadual Barros Serra, na Boa Vista.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp