Criação de APL em Botucatu


21/01/2016 15:49 | Da assessoria do deputado Fernando Cury

Compartilhar:


No dia 19/1, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, autorizou a liberação de R$ 300 mil para que seja elaborado um estudo de viabilidade econômica, financeira e operacional para a possível criação de um Arranjo Produtivo Local (APL), no setor moveleiro, em Botucatu. A proposta de criação de um "polo moveleiro" para beneficiar o município e também a região foi uma das bandeiras apresentadas pelo deputado Fernando Cury (PPS) durante sua campanha, em 2014.

Os APLs consistem em concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas. As empresas localizadas em APLs produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial.

Na região de Botucatu há quatro indústrias que têm como matéria-prima principal a madeira e há uma grande quantidade de florestas sustentáveis. Caso Botucatu se transforme em um "polo moveleiro", muitas outras empresas que compõem essa cadeia produtiva seriam atraídas para o município, gerando emprego, renda e desenvolvimento para nossa população. "O "polo moveleiro" vai beneficiar os pequenos e médios produtores rurais que terão novas oportunidades de negócio e crescimento. Trará também uma inovação para o setor agrícola que é a exploração de madeira nobre via manejo sustentável, em área de reserva permanente. Com esses processos devidamente organizados, teríamos também muitos benefícios para a agricultura familiar", pondera o parlamentar.

fernandocury@al.sp.gov.br

alesp