Assembleia Legislativa retoma atividades nesta segunda-feira, 1º/2


01/02/2016 13:30 | Da redação

Compartilhar:


Na próxima segunda-feira, 1º/2, acontecerá a instalação dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Nesta primeira reunião do ano, há a recepção e leitura da mensagem do governador sobre a situação do Estado. A sessão ocorrerá no Plenário Juscelino Kubitschek, às 15 horas.

Durante a primeira sessão legislativa, em 2015, novos parlamentares foram empossados, e houve a eleição da Mesa para o biênio 2015-2017. Atualmente, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é composta pelos deputados Fernando Capez (presidente), Enio Tatto (1º secretário) e Edmir Chedid (2º secretário).

Quando da sua eleição, o presidente Fernando Capez afirmou que os pilares de sua direção seriam a austeridade e a eficiência. Ele defendeu o aprofundamento das discussões dos projetos de lei a serem votados e a necessidade de fortalecer o papel fiscalizador do Poder Legislativo.

Capez ainda está implementando seu projeto de aproximar o Legislativo da população. A ideia é trazer para o Palácio 9 de Julho parte do acervo e exposições temporárias de arte contemporânea da Pinacoteca do Estado, além de obras de outros museus paulistas. Também neste sentido, desde o dia 27/7, o acesso ao estacionamento da Assembleia Legislativa passou a ser permitido gratuitamente à população, nos finais de semana e feriados.

Entre os destaques de 2015, a Assembleia aprovou a criação do gabinete da Corregedoria da Assembleia (PR 11/2015), a Ouvidoria da Assembleia (PR 10/2015), o Sistema de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (Sadap) e o Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), que disciplina a realização de audiências itinerantes pelos parlamentares (PR 9/2015).

alesp