Opinião - Criminalidade em queda


01/02/2016 18:12 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Infelizmente, 2015 terminou com muitas noticias ruins, entre elas o agravamento da crise econômica e social atravessada pelo país cuja fratura mais exposta é o aumento do contingente de desempregados perambulando pelas ruas de todas as cidades brasileiras na busca de oportunidades para trabalharem e serem, assim, úteis às suas famílias e ao próprio Brasil. Nem tudo, entretanto, é negativo. Se, de um lado, houve ALTA no desemprego e na inflação, de outro houve BAIXA na criminalidade no Estado de São Paulo, de uma forma geral e, de forma particular, em Ribeirão Preto.

Tenho o prazer assim de comemorar com o meu filho, vereador Mauricio Gasparini, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal, a queda no número de homicídios, roubos e furtos naquela cidade em 2015. Um resultado para o qual contribuíram, sem qualquer dúvida, os presidentes e membros dos Conseg´s, a Guarda Civil Municipal e as polícias Civil e Militar, bem como a integração das forças vivas da segurança pública local, uma bandeira permanente daquela Comissão.

De qualquer forma, há muito ainda a se fazer, mas os números levantados pela Secretaria Estadual da Segurança evidenciam o quanto já foi feito: o roubo de veículos na cidade caiu 47,6%, enquanto que os homicídios e estupros apresentaram o menor número em cinco anos; também sofreram queda os furtos e os roubos.

Já o Estado de São Paulo, conforme explicitou em entrevista, no último dia 26 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin, também tem o que comemorar nessa área tão nevrálgica da segurança pública: em 2015 foi registrada a menor taxa de homicídio doloso (quando há a intenção de matar) das últimas duas décadas, fechando em 8,73 casos por 100 mil habitantes; pela primeira vez, numa série histórica iniciada em 1996, o nível fica abaixo de 10 homicídios por 100 mil. O melhor resultado anterior tinha sido de 10,06 em 2014; a redução de homicídios de um ano para o outro foi de 12,57%: foram 3757 casos em 2015 diante de 4293 em 2014.

Tais resultados, conforme avaliou Alckmin - com a concordância de especialistas em segurança - resultam de ação da polícia porque houve melhoria na investigação desses crimes nas últimas duas décadas, incluindo mapeamento das áreas críticas. Segundo esses especialistas, pelo menos dois outros fatores contribuíram para esses indicadores: o melhor controle das armas após o Estatuto do Desarmamento, de 2003 e a redução da disputa por pontos de vendas de droga devido ao domínio do PCC como facção criminosa.

O Estado de São Paulo, eis outro fato positivo, também registrou redução em todos os indicadores de criminalidade divulgados mensalmente: roubo de carga, roubo a banco, roubo de veículos, latrocínio, sequestro e estupro.

Fatos positivos, inegavelmente, contrastam, mas, porém, não eliminam os negativos; daí a importância dos governos, em todos os níveis, sem descuidarem da segurança do cidadão também se preocuparem com suas carências básicas nas áreas da saúde, habitação, educação e, sobretudo,do EMPREGO....Muito se fez; muito há, ainda, a se fazer....

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto



.

alesp