Projeto sobre Chanucá é sancionado pelo governador


18/02/2016 11:16 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin sancionou neste mês o Projeto de Lei 225, de 2009, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), que institui a Comemoração à Semana de Chanucá no Estado. O projeto foi transformado na Lei nº 16.126/2016 e agora faz parte do calendário estadual.

A palavra Chanucá significa inauguração. A festa de Chanucá, também conhecida como a Festa das Luzes, é comemorada por judeus de todo o mundo e acontece sempre no 25º dia do mês de Kislew do calendário judaico. No Brasil essa data corresponde aos meses de novembro ou dezembro: neste ano ela começa em 24 de dezembro e terminará em 1º de janeiro de 2017.

O autor do projeto lembra que a lei não irá onerar o orçamento do Estado e que se trata de uma propositura que homenageia a comunidade judaica. "São Paulo tem a segunda maior população judaica da América Latina e esta lei tem o objetivo de fixar uma data que relembre as lutas e vitórias dessa comunidade", disse Gilmaci.

A celebração da data dura oito dias e relembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, que ocorreu no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C.), conquistado após anos de guerras. A festa teria recebido esse nome porque, segundo os judeus, após a conquista do templo um milagre aconteceu: apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter um candelabro aceso por oito dias.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp