Opinião - Região Metropolitana: um passaporte para o futuro


22/02/2016 12:54 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Termino o mês de fevereiro com a sensação inebriante de ter contribuído, como deputado estadual reeleito, para a realização de um sonho que acalento desde quando assumi a prefeitura de Ribeirão Preto em 2005: a constituição da nossa Região Metropolitana, reunindo 34 municípios e uma população beneficiada próxima de dois milhões de pessoas. Participei, assim, alegremente, do encontro realizado no último dia 18, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, por solicitação do secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, com, entre outros, os secretários Edson Aparecido, da Casa Civil e Edmur Mesquita, de Negócios Metropolitanos; a prefeita Dárcy Vera; os meus colegas deputados estaduais, Léo Oliveira (PMDB) e Rafael Silva (PDT), bem como os vereadores André Luiz da Silva, Bebé, Capela Novas, Genivaldo Gomes, Giló e Maurício Gasparini, além do ex-vereador Nicanor Lopes. Na ocasião, foi apresentado o projeto técnico preliminar da constituição da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Durante o encontro, Nogueira solicitou uma audiência pública em Ribeirão Preto (já marcada para o próximo dia 14/3) para que o projeto possa ser apresentado a todos os interessados - autoridades, entidades de classe, associações, comunidade local e regional.

Todos os que acompanham os trabalhos da Assembleia Legislativa sabem o quanto me empenhei na tarefa de sensibilizar o governador Geraldo Alckmin sobre a importância dessa Região Metropolitana " ocupando a tribuna, praticamente em todas as sessões, com apelos veementes nesse sentido " cujo principal ganho será o planejamento regional. Na futura Região Metropolitana, conforme salientou Nogueira, haverá uma agência de desenvolvimento e um fundo com recursos específicos para nela investir. Ela será mesmo, conforme enfatizou o vereador Maurílio Romano (parceiro nessas batalhas das quais tantos até agora se dedicaram), o nosso "passaporte" para um futuro melhor, através de um desenvolvimento econômico e social integrado entre as cidades que a constituirão, na busca de uma qualidade de vida melhor para todos os moradores. Os estudos preliminares mostram a existência de serviços públicos com características regional, bem como a mobilidade dos moradores, que se deslocam diariamente para trabalhar e estudar; há, assim, uma conexão econômica e social entre os seus 34 municípios. A conclusão desses estudos mostrou que o processo de constituição da Região Metropolitana de Ribeirão Preto pode ser iniciado e o próximo passo será aprofundar os estudos sobre os problemas da região para, assim, se trabalhar na solução dos mesmos.

A criação da Região Metropolitana poderá ser concretizada, acredito, até o dia 19 de junho deste ano, após tramitação tranquila pela Assembleia Legislativa, pois já existe um consenso entre os deputados estaduais nesse sentido, com a sanção do projeto por Alckmin, que, tenho a convicção, haverá de nos dar, até aquela data, esse presente tão desejado pelos quase dois milhões de paulistas residentes na cidade de Ribeirão Preto e nos 34 municípios que por ele serão beneficiados.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp