Solicitação de repelentes gratuitos à população de baixa renda


23/02/2016 15:02 | Da assessoria do deputado Geraldo Cruz

Compartilhar:


Geraldo Cruz (PT) enviou indicação ao governador no sentido de determinar à Secretaria de Saúde que garanta às pessoas de baixa renda acesso gratuito a repelentes de eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, febre amarela e chikungunya

Pela indicação, a Secretaria da Saúde deve adotar as providências necessárias para que famílias carentes, em especial mulheres grávidas, tenham acesso gratuito a repelentes. "A melhor prevenção é o combate ao vetor através de erradicação dos focos de criação e utilização de repelentes. Porém, grávidas e famílias carentes não conseguem adquirir o produto", esclarece o parlamentar.

Geraldo Cruz explica que "a Fundação Procon-SP constatou que houve aumento excessivo nos preços de repelentes, dificultando ainda mais a aquisição desse produto por pessoas carentes".

A proliferação de doenças causada pelo mosquito já avança no interior e atinge pelo menos quinze cidades. A previsão é que o Brasil chegue a 1,5 milhão de infectados até dezembro apenas pelo vírus zika.

Em 2015, o Estado de São Paulo chegou a bater recorde em mortes por dengue e várias cidades tiveram surto da doença. Este ano a situação ficou mais crítica com o avanço do vírus zika, que pode causar microcefalia, além de outras doenças ainda não conhecidas.

geraldocruz@geraldocruz.com.br

alesp