Da Tribuna


24/02/2016 19:10 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS NEDER - Lembra ser o coordenador da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas, cuja composição foi renovada nesta legislatura. Discorre sobre a extinção da Cepam e Fundap. Cita documento recebido de representantes do IPT, que descrevem a situação delicada pela qual passa o instituto, com vários trabalhadores demitidos. Ressalta que hoje 60% de seu orçamento depende da venda de serviços, o que não ocorria antes, quando havia um equilíbrio com recursos recebidos do Estado. Destaca a situação preocupante do IPT.

RAFAEL SILVA - Informa que o Estado de São Paulo ganhará 25 novas praças de pedágio. Considera o valor dos pedágios absurdo. Compara o valor dos pedágios cobrados no Brasil com os cobrados nos Estados Unidos. Afirma que devemos saber o valor real gasto na manutenção das rodovias. Destaca a necessidade de uma CPI para investigar o assunto. Discorre sobre os problemas de falta de medicamentos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, o que considera um problema de gestão. Comenta a proibição da utilização da fosfoetanolamina por pacientes com câncer.

CORONEL TELHADA " Discorre sobre a prisão do marqueteiro do PT João Santana. Defende a posição de que os políticos precisam mudar o País. Diz esperar que os juízes cheguem ao final das investigações para poder prender os bandidos. Cita notícia veiculada na mídia de que os homicídios caíram 40% em São Paulo. Destaca o trabalho realizado pela polícia. Afirma que a Polícia Militar deve ser valorizada. Ressalta a necessidade de incentivo para a polícia.

LECI BRANDÃO - Lembra os 84 anos do voto feminino no Brasil. Destaca a luta das mulheres por igualdade e força na sociedade. Menciona artigo da OAB Mulher, com frase de Michelle Bachelet. Pede que os direitos humanos sejam respeitados. Discorre sobre o "panelaço" ocorrido ontem, durante o discurso do governo do PT. Destaca a necessidade das pessoas baterem panelas para outras coisas realmente absurdas que acontecem no Brasil.

ABELARDO CAMARINHA - Para comunicação, comenta caso de senhora cadeirante, de 87 anos, que levou um tiro no peito, no qual ninguém foi preso. Pede empenho da polícia para a resolução deste caso. Afirma que, de acordo com o Ibope, 90% dos brasileiros rejeita o governo do PT. Combate o pronunciamento da deputada Leci Brandão, dizendo que, apesar da zona leste não ter "panelaço", a mesma possui arrocho salarial, violência e desemprego.

LECI BRANDÃO - Para comunicação, diz que faz parte do PCdoB e não do PT. Afirma que acompanha a história do povo brasileiro há muito tempo. Destaca os ganhos do governo Lula para a população de baixa renda. Reafirma que a população deve bater panelas para acontecimentos importantes no País, e não somente para os pronunciamentos do PT.

ABELARDO CAMARINHA - Para comunicação, afirma que o governo da presidente Dilma está acabando com os avanços conseguidos no governo do ex-presidente Lula. Cita os milhões de brasileiros desempregados e a inflação de quase 20% dos alimentos. Menciona o pagamento de um bilhão de reais de juros por dia.

CARLOS GIANNAZI - Saúda os estudantes presentes nas galerias. Afirma que é preciso combater a máfia da merenda escolar. Informa que várias escolas estaduais estão sem merendas. Destaca a necessidade de implantar a CPI da merenda. Diz ser também crítico do governo Dilma Rousseff. Cita o Decreto 61466, que proíbe a contratação de servidores concursados, o que considera um prejuízo à Administração Pública, principalmente para a Educação. Ressalta que professores não estão sendo contratados em razão deste decreto.

CORONEL CAMILO - Questiona a dificuldade em se reconhecer o bom trabalho feito pela polícia de São Paulo. Exibe a notícia de queda de 40% dos homicídios em São Paulo. Afirma que esta queda foi uma consequência do trabalho realizado pela polícia de São Paulo. Diz que a prevenção é fundamental. Parabeniza os policiais militares.

PEDRO TOBIAS - Defende a apuração dos culpados pela máfia da merenda escolar. Afirma que o Ministério Público e a polícia vão apurar o ocorrido. Defende o presidente Fernando Capez. Lembra dirigentes do PT presos, o que nunca ocorreu com o PSDB. Questiona o patrimônio de Lula e sua família.

ED THOMAS - Afirma que enquanto as manchetes de jornais exibem notícias de corrupção e roubos, muitas pessoas estão morrendo de dengue, e é grande a quantidade de mães preocupadas com o zika vírus. Ressalta que esta deveria ser a maior preocupação do País. Informa que há cerca de dois mil casos de dengue na região de Presidente Prudente. Menciona a visita de um coronel da Defesa Civil na região para uma grande ação. Pede a atenção do governo para o interior do Estado, que tem sofrido muito. Destaca a necessidade de conscientização da população e da realização de força tarefa para defender a saúde da mesma.

ANALICE FERNANDES - Para comunicação, enaltece o papel da mulher na política. Cita e comenta fala de Michelle Bachelet, presidente do Chile, a respeito do tema. Anuncia que hoje comemora-se os 84 anos da consolidação do voto feminino, no Brasil. Menciona música de Chiquinha Gonzaga sobre o assunto. Comemora a realização do primeiro encontro, realizado nesta Casa, ontem, em prol do fortalecimento das mulheres no cenário social. Clama pela igualdade plena entre homens e mulheres.

ROBERTO ENGLER - Afirma que completou 35 anos de atividade pública. Critica o denominado Lote C, concessão da malha rodoviária que envolve cerca de 1.100 km, a afetar a região de Franca Lamenta a instalação de três novas praças de pedágio, sem contrapartida em investimentos, na região de Franca. Informa que sexta-feira deve ocorrer o enterro simbólico do governador Geraldo Alckmin, na citada cidade. Critica o governador do Estado por ignorar, a seu ver, pedido de agendamento de reunião. Acrescenta que o líder do Governo, deputado Cauê Macris, manteve-se igualmente silente. Cita fala de secretário de Logística e de Transportes, Duarte Nogueira, a respeito da negativa de promessa, pelo governo estadual, de não instalar novas praças de pedágio. Argumenta que a conduta do Poder Executivo desqualifica a Assembleia Legislativa. Lê e lamenta resposta a ele direcionada.

CARLOS GIANNAZI - Para comunicação, parabeniza o deputado Roberto Engler por criticar o governo do Estado quanto à instalação de novas praças de pedágio. Aduz que o governado Geraldo Alckmin, a seu ver, despreza o clamor desta Casa Legislativa.

PEDRO TOBIAS - Solidariza-se com o deputado Roberto Engler. Afirma que medida de bom senso é estimular o diálogo com o governador do Estado. Manifesta-se favoravelmente à instalação de pedágios, por serem, a seu ver, necessários. Lamenta valores pagos pela tabela do SUS. Tece considerações a respeito de conotação política em CPIs. Assevera que confia na idoneidade do presidente Fernando Capez. Defende a apuração rigorosa das denúncias relativas à merenda escolar.

CAUÊ MACRIS - Pelo art. 82, elogia o deputado Roberto Engler pela defesa da população de sua região. Argumenta que envidará esforços a fim de promover o diálogo com o governador Geraldo Alckmin. Mostra-se compreensivo ao clamor da autoridade.

RAUL MARCELO - Pelo art. 82, comenta manchete do jornal "Cruzeiro do Sul", acerca do descumprimento de promessa firmada pelo governo do Estado, relativa à não instalação de praças de pedágio na região de Sorocaba. Afirma que a tarifa será repassada ao consumidor final, via créscimo no valor das mercadorias transportadas. Acrescenta que deve haver aumento no custo de produção de hortaliças, por exemplo. Considera injusta a tributação, pois penaliza os mais pobres, em detrimento da taxação de grandes fortunas. Afirma que determinada concessionária tem lucro maior do que aquele de instituições financeiras. Lamenta o que considera falta de ética do Governo do Estado.

GILMACI SANTOS - Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Roberto Engler. Acrescenta que é difícil agendar reunião com secretário de Governo. Lamenta o que, a seu ver, é desrespeito a parlamentares deste Poder.

alesp