Deputado solicita recursos para UPA de Garça


29/02/2016 17:38 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou ao governador do Estado a Indicação 143, de 2016, que solicita a destinação de R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Garça.

"As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e nelas são resolvidas grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais", observa o deputado.

Enio Tatto acrescenta que "a UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico".

"Como se vê, as UPAs representam um expressivo avanço na política de saúde do país. Entretanto, para seu bom funcionamento, são indispensáveis equipamentos adequados. No caso da cidade de Garça, recebemos de munícipes e de autoridades solicitação para a compra de aparelhos necessários para que a UPA possa prestar um atendimento adequado à população local", conclui o parlamentar.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp