Opinião - Frente Parlamentar em Prol da Atividade Pesqueira e Agricultura


07/03/2016 15:53 | Sebastião Santos*

Compartilhar:


Uma das atividades que mais produz no Brasil é a pesca, em cada canto há um rio, lago ou mar com peixes de variadas espécies para serem pescados. E há várias formas e modalidades de pesca, como a amadora, que, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é a praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer e cujo produto não se destina à comercialização, ou a esportiva, estilo de pesca conhecido como pesque-e-solte, em que o peixe morde o anzol, porém é devolvido para se habitat.

Segundo pesquisas do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), há uma estimativa que quase um milhão de pescadores artesanais, fazendo da atividade pesqueira seu e alimento e forma de renda. Já no Produto Interno Bruto (PIB) do país, a atividade gera R$ 5 bilhões, mobiliza 800 mil profissionais, entre pescadores e agricultores, e proporciona 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos segundo o site de Pesca e Agricultura do Brasil (http://www.mpa.gov.br/aquicultura/producao). A capacidade do brasileiro é sem igual e o país pode se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado. Precisamos valorizar essa atividade que colabora tanto para população.

Vendo a relevância desse assunto, criamos a Frente Parlamentar em Prol da Atividade Pesqueira e Agricultura cujo lançamento aconteceu em 26/2, no Instituto de Pesca de São José do Rio Preto, às 14h, reunindo o público de 150 pessoas. Estiveram presentes no evento autoridades e palestrantes a fim de colaborar com a frente. O principal objetivo da iniciativa é discutir o fortalecimento da atividade pesqueira amadora e esportiva no Estado de São Paulo.

Na Alesp, faço parte da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e como forma de incentivo criamos o projeto de lei que inclui no calendário turístico do Estado de São Paulo o Circuito de Pesca Esportiva, que se realiza, anualmente, no período de fevereiro a dezembro, em todo o território do Estado. Nos meus trabalhos dou apoio total a essa causa e luto para que a cada dia seja reconhecida e motivada essa área, que colabora tanto para o turismo quanto para economia, levando uma conjunção de benefícios para população.

*Sebastião Santos é deputado estadual pelo PRB.

alesp