Opinião - Não Queremos Contrabando: Queremos um Brasil Mais Justo!


08/03/2016 11:35 | Adilson Rossi*

Compartilhar:


O dia 3 de março é o Dia Nacional de Combate ao Contrabando. Levantamentos mostram a quantidade bilionária de dinheiro que o país perde anualmente. Só em 2015 o Brasil perdeu R$115 bilhões com esse crime que prejudica diretamente as empresas que perdem com a concorrência desleal e o governo que sofre grande diminuição na arrecadação de impostos.

Durante quatro anos presidi a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em incursões dentro e fora do Estado de São Paulo defendi o estabelecimento de novas políticas para combater a criminalidade através de um trabalho que fortalecesse o "cinturão de segurança", trabalho realizado pelas polícias em suas divisas estaduais e federais, com enfrentamento direto a esses criminosos que atravessam o limite dos Estados.

Com policiamento reforçado, outras práticas serão igualmente inibidas, traduzindo para a sociedade uma sensação de segurança e combate à impunidade do tráfico de drogas e de pessoas.

Precisamos de uma integração eficiente das polícias e o aprimoramento da nossa estrutura institucional com trocas de informações e ações operacionais em conjunto, além do uso de tecnologia no combate ao contrabando e tráfico, bem como ações de inteligência em conjunto com outros países.

*Adilson Rossi é deputado pelo PSB, faz parte do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e é membro efetivo das comissões de Educação e Cultura, e de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.

alesp