Da Tribuna


15/03/2016 18:20 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


ANALICE FERNANDES - Discorre sobre as manifestações do último domingo, 13 de março, nas quais participou com sua família. Afirma que este foi um momento histórico para o país, no qual o povo paulista demonstrou que, além de querer o impeachment, quer um país melhor e diferente. Ressalta que a população busca a valorização do real, o aumento do poder de compra e a redução do desemprego. Critica a situação atual em que se encontra a Petrobras. Menciona a participação de mais de 6 milhões de brasileiros nas manifestações, de forma democrática e alegre. Pede a saída da presidente Dilma Rousseff.

MARCOS MARTINS - Cobra do governo estadual a conclusão de diversas obras na cidade de Osasco, como o Hospital Regional. Informa que as obras do fórum da cidade estão paradas há aproximadamente oito anos, apesar de o terreno ter sido doado pela prefeitura. Pede a retomada desta obra, para evitar o risco de perda de documentos no fórum antigo. Menciona as obras ainda não iniciadas do Instituto Criminalista e do IML, também com terreno cedido por Osasco. Destaca a falta de condições dos dois institutos, que atendem cerca de sete cidades da região. Cita a necessidade de finalização da obra de canalização do córrego da cidade.

CORONEL CAMILO - Convida o ouvidor de polícia de São Bernardo do Campo para conhecer a Polícia Militar de São Paulo. Ressalta que a PM foi aplaudida pela população na manifestação de domingo. Lê a mensagem do ouvidor de polícia de São Bernardo do Campo sobre a suposta invasão de policiais no Sindicato dos Metalúrgicos na cidade. Informa que estiveram presentes no local apenas dois policiais, com o objetivo de se informar a respeito do ato que iria ocorrer no local. Cita a saída temporária de aproximadamente 22 a 25 mil presos durante a Páscoa. Menciona a falta de critérios para a soltura dos mesmos, já que 3% a 5% deles não retornam para a prisão. Alerta a sociedade para esta situação.

CARLOS GIANNAZI - Critica a obstrução da base do governo em convocar o secretário de Educação para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades na merenda escolar. Afirma que esta Casa tem o dever de investigar as denúncias. Lamenta que o PSDB continue ocultando os escândalos de corrupção do governo estadual. Combate a superlotação de salas na Rede Municipal de Ensino. Informa que as classes estão com cerca de 35 alunos por sala na Educação Infantil, enquanto o número estipulado por lei é de, no máximo, 29 alunos. Ressalta que a pré-escola, para alunos com cinco anos, passou a ser obrigatória a partir de 2016. Apela ao prefeito Fernando Haddad para que tome providências imediatas.

LUIZ TURCO - Refuta as palavras do Coronel Camilo. Informa que estava presente no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema, para participar de um ato de apoio ao ex-prefeito da cidade e ao ex-presidente Lula, juntamente com outros deputados estaduais. Relata a ocorrência de um tumulto dentro do sindicato, em razão da presença de dois policiais, que haviam recebido uma denúncia de que ocorreria um ato. Afirma que em dez minutos todo o sindicato estava cercado de policiais. Cita a realização de audiência com o secretário de Segurança Pública para solicitar a investigação do ocorrido.

RAUL MARCELO - Afirma que a corrupção deve ser combatida com muita força. Discorre sobre a participação do governador Geraldo Alckmin e do senador Aécio Neves na manifestação de domingo contra a corrupção, na qual foram hostilizados pela população. Menciona os escândalos do governo estadual como o "trensalão" e as irregularidades na merenda escolar, impedida pela base do Governo de ser investigada nesta Casa. Informa que, de acordo com matéria da revista Carta Capital, 30% do dinheiro da merenda é repassada pelo governo federal. Ressalta que a Polícia Federal tem a obrigação de investigar este caso. Diz que enviará uma reclamação para a Procuradoria Geral da União.

LECI BRANDÃO - Destaca o momento grave que vive o nosso país. Menciona a ocorrência de ataques a democracia e aos direitos conquistados e de campanha de intolerância e ódio, disseminada por setores conservadores da sociedade. Combate os ataques às sedes do PCdoB e da UNE em São Paulo. Questiona a falta de negros nas manifestações do dia 13 de março. Diz esperar que a polícia não impeça a manifestação de apoio ao governo na próxima sexta-feira. Pede que a mesma ocorra sem confusões e violência.

ED THOMAS - Agradece a homenagem recebida pelo 18º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Prudente, em comemoração aos 50 anos da instituição. Parabeniza a PM de Presidente Prudente. Afirma que a polícia paulista é a melhor do país, apesar de não ser a melhor remunerada. Cita os comandantes Saraiva e Leopoldo. Destaca que a região apresenta os menores índices de criminalidade do Estado.

ANALICE FERNANDES - Refuta as palavras dos colegas Raul Marcelo e Leci Brandão.

ADILSON ROSSI - Informa que a cidade de Itatiba, onde mora, foi muito atingida pelas chuvas. Discorre sobre o prejuízo causado pelas enchentes. Pede que o governo estadual facilite a liberação de recursos para a recuperação de municípios que sofreram alagamentos.

MÁRCIO CAMARGO - Endossa o pronunciamento do deputado Adilson Rossi. Cita outras cidades atingidas pelas chuvas. Comunica que, hoje, completa um ano de mandato. Descreve suas atividades no período, incluindo a participação em frentes parlamentares e comissões permanentes.

IGOR SOARES - Presta solidariedade às vítimas das chuvas que atingiram o Estado de São Paulo nos últimos dias. Pede que a população participe de campanhas de apoio àqueles que foram afetados pelas enchentes. Informa que o governo estadual já liberou recursos para Itapevi e outras cidades da região. Defende projeto de lei, de sua autoria, que beneficia as vítimas de enchentes.

TEONILIO BARBA - Declara solidariedade à população das cidades atingidas pelas chuvas. Relata reunião de movimentos sociais, em Diadema, interrompida por policiais, que pediram informações acerca do evento. Ressalta que os policiais não apresentaram um mandado que justificasse a ação. Afirma que o Brasil vive um momento perigoso, por conta do acirramento dos ânimos. Tece críticas à Polícia Militar, que, a seu ver, tenta partidarizar os atos populares. Disse que o deputado Coronel Telhada atacou, em sessão plenária da semana passada, o deputado João Paulo Rillo, a quem presta solidariedade.

ANA DO CARMO - Concorda com o pronunciamento do deputado Teonilio Barba.

JOÃO PAULO RILLO - Solidariza-se com os militantes surpreendidos pela chegada da Polícia Militar, em evento no Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema. Relata discussão que teve com o Coronel Telhada. Informa ter recebido mensagens de manifestantes contrários ao governo federal, que ameaçaram realizar ato em frente à casa de seu pai. Declara apostar na continuidade da democracia no país. Acusa o PSDB de corrupção.

LUIZ FERNANDO MACHADO - Acusa o deputado João Paulo Rillo de incitar a discussão com o deputado Coronel Telhada, a quem defende. Combate o ataque a instituições como a Polícia Militar. Rebate as acusações de corrupção feitas ao PSDB pelo deputado João Paulo Rillo. Cita uma série de denúncias envolvendo políticos do PT, as quais, ressalta, foram feitas por integrantes do próprio partido. Considera irresponsabilidade a convocação de manifestações em frente à residência de deputados e de seus familiares. Comenta a gravação, fornecida pelo senador Delcídio Amaral, que implicaria o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nas denúncias contra o governo federal. Diz ser impossível defender a democracia através do ataque às instituições.

alesp