Frente parlamentar federal em prol dos Estados será lançada nesta quarta-feira, 16/3


15/03/2016 21:29 | Da assessoria da presidência

Compartilhar:


A Unale (Uniao Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) irá lançar nesta quarta-feira, dia 16/3, a Frente Parlamentar Mista em Favor dos Estados. A cerimônia vai acontecer às 9h30, na sede da Unale, em Brasília. A frente será presidida pelo deputado federal Covatti Filho (PP-RS). Pacto federativo, reindexação da dívida dos Estados, reforma tributária, reconhecimento de fé pública aos documentos dos parlamentares e a possibilidade dos Estados legislarem em temas atinentes à União são assuntos prioritários já incluídos na agenda do novo grupo parlamentar, formado por 232 deputados federais e 15 senadores.

O presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (PPS-ES), acredita que a iniciativa da entidade irá dar celeridade à conquista de políticas públicas ligadas aos interesses dos Estados e de seus cidadãos. "Esta frente já vem sendo estudada há algum tempo e eu acredito que este é o momento em que nós temos para nos unir e pensarmos juntos em soluções que possam engrenar o crescimento dos Estados", disse.

Locutor ressalta também a importância da PEC 47, já aprovada na Comissão de Constitução e Justiça do Senado, que amplia responsabilidades e autonomia dos parlamentares estaduais. "A PEC 47 nos permite legislar sobre temas que são de total importância para a população. Precisamos unificar as demandas para que sejamos também auxiliadores de projetos como estes".

Segundo o deputado Covatti Filho, a Frente Parlamentar é fundamental para a provação de interesse dos Poderes Legislativos estaduais. "Quanto maior a capacidade de arregimentar apoio político, quanto maior a pressão política que se possa produzir, mais bem encaminhadas e mais rapidamente circulam as propostas de uma classe", ressalta.

Criada em 1996, a Unale é a única entidade do Brasil que representa os deputados estaduais e distritais e as Casas Legislativas do país. A preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo, o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual são alguns dos princípios que norteiam a instituição.

alesp