Opinião: Relações um tanto quanto fragilizadas


17/03/2016 15:42 | Jorge Wilson Xerife do Consumidor *

Compartilhar:


Nesses mais de 20 anos de trabalho em defesa dos direitos do consumidor, vi muitas injustiças nas relações de consumo. Apesar da Lei 8.078/1990 - que instituiu o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - ter sido um marco na vida de todos os brasileiros, ainda vemos muito desrespeito aos consumidores.

O CDC, nesses 25 anos de existência, modificou as relações de consumo e os consumidores lesados não só podem como devem fazer valer o que está na lei. E é somente através dessa insatisfação popular que conseguimos modificar essas relações que, lamentavelmente, continuam fragilizadas.

Empresários, comerciantes, lojistas e todos os demais prestadores de serviços estão aprendendo, ao longo desses anos, a valorizar as relações com os seus consumidores. As pessoas passaram a ser tratadas com mais credibilidade. A palavra do consumidor, amparada pela Lei 8.078/1990, passou a ter muito mais força.

Na Assembleia Legislativa, criamos a Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor e através desse órgão, estamos fiscalizando os serviços públicos e privados e desenvolvendo diversas atividades em defesa de todos os consumidores. Outras importantes propostas de nossa iniciativa estão em tramitação no Parlamento paulista com o objetivo de melhorar as relações de consumo.

Ainda temos muito a fazer. Continuamos nossa luta para que as leis sejam respeitadas e as relações de consumo sejam cada vez mais transparentes. A participação de cada cidadão, nesse processo, é fundamental. Quero, na data em comemoramos o Dia Mundial do Consumidor, render minhas homenagens a todos vocês, personagens principais das mudanças que já foram feitas e de muitas outras que ainda estão por vir.

* Jorge Wilson Xerife do Consumidor é deputado estadual pelo PRB

alesp