Deputado cobra do governo gestão responsável da água


23/03/2016 15:54 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 22/3, quando foi celebrado o Dia Mundial da Água, Marcos Martins (PT) destacou a importância da data na tribuna da Assembleia Legislativa. "A poluição e o desperdício de água são práticas absurdas, irresponsáveis e inadmissíveis. Devemos trabalhar para educar a população sobre o uso consciente da água, mas não podemos admitir que o governo e as empresas que atuam no setor não se responsabilizem pelos problemas de gestão pública da água existentes no Estado", afirmou.

O deputado destacou a importância do engajamento da população na cobrança por melhorias. "Não podemos nos acomodar ou banalizar a existência de rios poluídos e vazamentos em tubulações. Por isso, faço um apelo ao governador Geraldo Alckmin, à Cetesb e à Sabesp, para que cumpram suas obrigações, cuidem bem da água, pois esse é um recurso vital para população e, ao contrário do que dizem por aí, é finito."

Segundo o deputado, além da poluição e do desperdício, o Estado vive uma crise hídrica, houve racionamento e falta de água. "Ciente da gravidade do problema pelo menos desde 2012, o governo paulista não fez as intervenções necessárias e passou a adotar medidas polêmicas e nada populares como descontos para grandes consumidores e multas para a população. Nos últimos meses, no entanto, da falta absoluta de água o cenário mudou para graves enchentes e alagamentos. Cidades inteiras ficaram debaixo d"agua com a abertura das comportas da represa Paiva Castro, entre Franco da Rocha e Mairiporã. Esse cenário torna evidente a falta de planejamento do governo do Estado e sua incapacidade para gerir um sistema vital para todas as cidades", afirmou Marcos Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp