Medalha Theodosina Ribeiro será entregue em sessão solene na próxima segunda-feira

Honraria foi instituída em 2015 e integra o calendário da Assembleia em caráter permanente
23/03/2016 17:46 | Da Redação

Compartilhar:


A deputada Leci Brandão (PCdoB) realiza na próxima segunda-feira, 28/3, às 10h, sessão solene para a entrega de Medalha Theodosina Ribeiro 2016, que tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade.

Neste ano, 10 mulheres serão homenageadas, entre elas Alexandra Loras, consulesa da França em São Paulo, e Kenarik Boujikian Felippe, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A outorga da medalha foi instituída em 2015 com a aprovação de projeto de resolução de autoria de Leci, passando a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. "É sempre muito emocionante fazer essa homenagem, porque é um gesto de reconhecimento ao trabalho de mulheres fortes, guerreiras, competentes nas suas áreas e que contribuem muito para a nossa sociedade. Fica muito evidente o protagonismo das mulheres negras nesta homenagem. É uma forma de dar visibilidade às mulheres negras que ocupam espaços de poder e que fazem a diferença no empoderamento de outras mulheres", declara Leci.

A Medalha Theodosina Ribeiro conta com a parceria da ONG Elas por Elas - Vozes e ações das mulheres; Geledés - Instituto da Mulher Negra; Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama; e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.

Theodosina Rosário Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974, foi eleita como a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Theodosina é formada em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

*Com colaboração da assessoria da deputada Leci Brandão.

alesp