Aparelhos de histeroscopia para hospitais de Guarulhos


28/03/2016 14:15 | Da assessoria do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor

Compartilhar:


Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa a Indicação nº 334/2016, através da qual solicita ao Governo do Estado a destinação de aparelhos para realização de histeroscopia diagnóstica e cirúrgica para o serviço público de saúde de Guarulhos.

A histeroscopia é um procedimento cirúrgico realizado por dentro da vagina e do canal do colo uterino. Utiliza uma fibra ótica que permite visualizar a cavidade uterina e identificar eventuais doenças existentes dentro do útero. A histeroscopia pode diagnosticar problemas da região intrauterina e também serve como método para alguns tipos de intervenção cirúrgica.

"Guarulhos apresenta uma grande demanda de mulheres que, por recomendação médica, necessitam realizar a histeroscopia diagnóstica ou cirúrgica, mas os hospitais não contam com esse aparelho. A falta desse equipamento nos hospitais do município é muito preocupante e os atendimentos na rede pública de saúde de Guarulhos estão totalmente prejudicados" informou Jorge.

A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero - o chamado endométrio - malformações uterinas que podem provocar abortos e até esterilidade. Em alguns casos, até mesmo o câncer de endométrio pode ser diagnosticado através da histeroscopia diagnóstica, seguida por biópsia.

jorgewilsonxerifedoconsumidor@al.sp.gov.br

alesp