Requisitada força-tarefa da PF e MPF


28/03/2016 16:25 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


No dia 23/3, o deputado Raul Marcelo (PSOL) ofereceu representação à Controladoria Geral da União, Polícia Federal e ao Ministério Público, requerendo a instauração de investigação para apurar as denúncias de desvio de dinheiro público destinado à merenda escolar.

O documento é baseado nas denúncias apresentadas em janeiro de 2016, que deflagraram a operação "Alba Branca", conduzida pelo Ministério Público (MP) e Polícia Civil, em que se investiga esquema de corrupção, superfaturamento e desvio de dinheiro público na compra de produtos da merenda.

A investigação realizada em contratos com o governo do Estado e prefeituras revela que pelo menos 22 municípios compraram produtos agrícolas da Cooperativa Agrícola Familiar (Coaf) com superfaturamento e pagamento de propina a agentes públicos.

Diversas matérias apresentadas pela imprensa detalham o funcionamento do esquema de desvio de dinheiro público e informam a realização de "interceptações telefônicas cujo teor foi confirmado pelos próprios investigados".

"Vamos requerer a instauração de procedimento de investigação, já que a União participa com recursos financeiros para composição do Fundeb", explica Raul. Ainda segundo reportagens que acompanham o documento do deputado, "o esquema era alimentado por um sobrepreço que variava em 10% e 30% de cada contrato de fornecimento de merenda."

raul@raulmarcelo.com.br

alesp