Opinião: Pela imediata instalação das CPIs da Merenda e do sistema metroferroviário


01/04/2016 14:08 | *José Zico Prado

Compartilhar:


Ao assumir novamente a liderança Partidos dos Trabalhadores, percebo que as inconsistências das administrações do PSDB permanecem as mesmas desde que assumi esta função, no ano de 2000.

A intransigência e a falta de diálogo com os servidores estaduais e com a própria sociedade, agravada pela pretensa criminalização da política " e de políticos - expõe o delicado momento do Brasil e do nosso Estado. Os recentes episódios de violência e repressão a estudantes universitários na PUC-SP e a hostilidade contra os estudantes secundaristas nas manifestações em favor da CPI da Merenda, aqui mesmo, nos arredores da Assembleia Legislativa, causam perplexidade e exigem uma resposta deste Parlamento.

A Bancada do PT já protocolou nesta Casa de Leis requerimento para que o secretário estadual de Segurança Pública explique, na Comissão Permanente, o porquê deste tipo de tratamento praticado nas recentes manifestações. Nossa Bancada marcará, ainda, permanente posição pela independência deste Legislativo, que precisa cumprir seu papel fiscalizador e contribuir com as investigações apontadas pelo Ministério Público federal e estadual envolvendo superfaturamento na merenda escolar e fraudes nas licitações do Metrô e da CPTM. Em ambos os casos os pedidos de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito aguardam o número necessário de assinaturas para protocolo.

Se é verdade que o cidadão quer ver toda e qualquer irregularidade cometida por agentes públicos devidamente esclarecida, nada mais justo do que o maior estado do país dar sua contribuição: instalando imediatamente a CPI da Merenda e a CPI do sistema metroferroviário. Agora é o momento de os deputados e deputadas atuarem a favor da transparência. É isso que a população paulista espera de todos nós.

José Zico Prado é deputado estadual e líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa

alesp