Opinião: A inevitável associação do esporte com a saúde


08/04/2016 16:20 | Enio Tatto*

Compartilhar:


Há fronteiras que precisam ser ultrapassadas e é exatamente com o propósito maior de promover a abordagem dos temas que mais importam à vida dos cidadãos paulistanos que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza o 6º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde.

Sabemos todos que, nos dias atuais, a mudança constante é o padrão da normalidade cotidiana, e poucas são as instituições e os seus representantes que conseguem se manter atualizados em torno dos temas pertinentes à abrangência das suas pastas.

As inovações que a toda hora têm lugar nos avanços dos conhecimentos acadêmicos que norteiam os temas pertinentes ao esporte e à saúde trazem consigo a necessidade de sempre repensarmos a função das políticas públicas, cujas fronteiras precisam ser alargadas junto com o progresso da sociedade. A nossa proposta é também a de que, no decorrer dos seus dias, o encontro possa exercer o papel catalizador das discussões em torno das questões que envolvem a temática.

Por isso mesmo, o presente seminário tem, entre os seus objetivos, propiciar a abordagem dos principais assuntos que envolvem o singelo hábito da prática esportiva pelo cidadão comum e a arte dos mais habilitados atletas profissionais nos seus variados campos de competição. Para tanto, abordará a inevitável associação dos temas esportivos com a área da saúde, no seu aspecto preventivo, além das suas mais expressivas e modernas terapias que renovam a capacidade do ser humano de sempre se superar na busca do melhor desempenho.

Reunir, no ambiente do Parlamento paulista, secretários municipais das áreas do esporte e da saúde, além de profissionais e estudantes da área de educação física, agentes da saúde, médicos, fisioterapeutas e desportistas dos diversos campos para o debate em pauta permitirá o avanço das políticas públicas para a área.

Foi com esses objetivos que, com o apoio de todos os que fazem esta Assembleia Legislativa, aprovamos a Resolução 882, de 29 de março do ano 2012, oportunidade em que o Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde foi integrado ao calendário oficial deste Parlamento.

Extrapolando o que internamente podemos promover por meio das abordagens profícuas que compõem a agenda das discussões e das apresentações sobre os mais variados temas vinculados ao esporte e à saúde, existe ainda o valoroso aspecto que daqui deverá ser exportado, referente à improrrogável tomada de consciência, por parte dos cidadãos, quanto à importância dos benefícios que a atividade física e a prática do esporte, associadas a um projeto pessoal de acompanhamento e de saúde preventiva, promovem na vida de cada um de nós.

Que os frutos a serem produzidos ao longo das abordagens e dos debates do 6º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, que acontece de 11 a 14 deste mês, possam ser úteis e saboreados por todos os que se interessam pelo desenvolvimento da cidadania, fim maior do nosso esforço e de todos os que se congregam na realização de mais uma atividade parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

*Enio Tatto é deputado estadual pelo PT e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

alesp