Opinião - Orgulho brasileiro


18/04/2016 13:33 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Há coisas horríveis acontecendo em nosso país e, às vezes, chego a pensar que o Brasil, conforme célebre frase atribuída ao general Charles de Gaulle, "não é um país sério". Em compensação, algumas notícias, alguns acontecimentos, me dão esperança da possibilidade da mudança desse conceito do Brasil, como, por exemplo, a notícia veiculada no jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, do dia 13/4, com uma significativa manchete: "A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, é a 9ª melhor do mundo".

Esse nono lugar colocou-a à frente de centros de formação odontológica renomados, como aqueles das Universidades de Nova York e de Harvard. Uma conquista, conforme a diretora Léa Assed Bezerra da Silva, para a qual contribuíram sua ativa participação em pesquisas e o atendimento à população, proporcionado pelos mais de 500 alunos de graduação, através de serviços gratuitos, de segunda a sexta-feira, nas clínicas da Universidade, em parceria com a Secretaria da Saúde

A Universidade de São Paulo - eis outro fato positivo - foi classificada no ranking das 50 melhores universidades do mundo (e em seis áreas diferentes) pelo QS World University Ranking by Subject, mas o destaque maior, para a glória ribeirão-pretana, ficou para a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp).

A professora Léa é a segunda da família Assed a ocupar o honroso cargo de diretora daquela instituição, sendo precedida nessa função pela já falecida e sempre lembrada professora doutora Sada Assed " ambas irmãs de Anice Assed Marino, viúva do meu saudoso amigo Divo Marino. Segundo Léa, "a USP é muito forte em pesquisas; por isso, levamos informações pioneiras aos alunos de graduação e pós-graduação; isso se reflete na qualidade do ensino, tanto que o Brasil é referência mundial nessa área".

Aliás, a Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto tem uma história muito bonita porque foi fundada originalmente, em 1924, por um grupo de intelectuais, como "Escola de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto", um pioneirismo na Alta Mogiana, e ambos os cursos foram reconhecidos por ato do ministro da Justiça, em março de 1928; até 1958, permaneceu incorporada à Associação de Ensino de Ribeirão Preto e, em 6 de dezembro daquele ano, pela Lei 5.015, foi incorporada ao Sistema Estadual de Ensino Superior como um instituto isolado, tendo como seu primeiro diretor o professor doutor Francisco Degani. Em 30 de dezembro de 1974 foi incorporada à Universidade de São Paulo, integrando-se ao campus da USP de Ribeirão Preto. Por ela passaram figuras ilustres, como, por exemplo, o professor Lourenço Roselino na direção e, na secretaria geral, o jornalista Sebastião Porto.

Assim, tanto pelo seu passado quanto pelo seu presente, a direção, os professores e os alunos da Forp merecem louvores pelo modo como se integram à comunidade e, mais ainda, por esse feito altamente expressivo: ser a melhor entre as melhores do Brasil e uma das melhores do mundo.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp