Opinião - Pavor na zona rural


27/04/2016 11:28 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Os produtores rurais das cidades de Brodowski, Batatais e Altinópolis, justamente no momento em que Ribeirão Preto sedia a 23ª versão da Agrishow, vivem um clima de pavor e não é para menos: em menos de dez dias cerca de dez fazendas dessas cidades foram vítimas de verdadeiros arrastões por bandidos ainda não identificados. Fazendeiros honrados, que cumprem seus deveres com o fisco e com a sociedade, contribuindo para manter a paz social, de uma hora para outra têm sua tranquilidade perturbada e seus bens violados sem que a polícia, lamentavelmente, faça algo para protegê-los ou para identificar os culpados.

Esses marginais não se contentam apenas em furtar ou roubar: também vandalizam as propriedades e, não raro, humilham proprietários ou trabalhadores rurais que ousem tentar impedi-los. Foi o que aconteceu numa das propriedades invadidas, onde um vigia foi rendido e, como relutava em dizer uma senha do interesse dos invasores, levou um tiro no dedo mínimo de sua mão. Tipo de cena, diga-se de passagem, própria desses filmes policiais em que os vilões deformam suas indefesas vítimas, isto quando não estupram e violentam as mulheres da casa.

Em Brodowski, palco da maioria dessas ações (apenas na madrugada do último dia 24 para 25 foram invadidas as fazendas Mataruna e Ponta da Serra), a situação é ainda mais inquietadora porque o município está sem o delegado titular (afastado para participar das próximas eleições) e quem responde, de fato, pela delegacia é o investigador Cristiano Miguelassi, por sinal muito competente e dedicado no seu trabalho. Segundo informações por ele dadas à imprensa ribeirão-pretana, o bando é formado, no mínimo, por três bandidos que operam de forma planejada: deixam seu veículo estacionado em curta distância das fazendas e chegam caminhando às respectivas sedes. Dentro dos imóveis, procuram por dinheiro, joias, armas e pertences diversos; uma vez saciados nessa busca, vandalizam os cômodos com descartes de bebidas e comidas, após consumidas, espalhadas pelas paredes e pelo chão.

Uma semana antes de se apropriar de bens das fazendas Mataruna e Ponta Serra, essa mesma quadrilha (presume-se!) invadiu as fazendas Bom Retiro, São José e Itaimbé, também em Brodowski. Já em Batatais, foram invadidas quatro fazendas e em Altinópolis, duas. Nem o ex-prefeito de Jardinópolis, Amaury Pegoraro, escapou da fúria desses criminosos: teve sua propriedade, em Jardinópolis, invadida e violências foram praticadas contra ele e seus familiares, felizmente sem maiores consequências.

Justamente indignados, esses proprietários rurais clamam, tão somente, por segurança e por respeito às suas propriedades; pelo direito de morarem e conviverem com suas famílias; pela possibilidade de trabalharem e curtirem o seu lazer sem serem molestados.

É um tema que pretendo abordar na tribuna da Assembleia apelando ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Publica, Alexandre Moraes, no sentido de agilizarem medidas preventivas capazes de devolver a paz tão desejada por esses brasileiros que tanto contribuem, gerando receitas e empregos, para a prosperidade do nosso Brasil.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp