Da Tribuna


27/04/2016 19:15 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - Critica a intenção das operadoras telefônicas de extinguir a internet fixa ilimitada no Brasil. Reafirma seu posicionamento sobre a luta para que a decisão da Anatel seja definitiva e não prejudique os consumidores de internet fixa. Considera que a recisão unilateral do contrato, por parte das operadoras, que obriga o contratante a adquirir outros planos de telefonia, fere o Código de Defesa do Consumidor. Tece críticas à baixa qualidade da prestação de serviços de telefonia e à falta de investimentos em tecnologia no setor. Faz considerações acerca das funções da Anatel que devem ser em defesa dos consumidores.

*Pronunciamento realizado em 26/4, republicado por ter saído com incorreção.

ORLANDO BOLÇONE - Saúda alunos santistas, presentes nas galerias. Faz menção aos trabalhos em andamento na Casa. Discorre sobre o histórico da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que completou 40 anos. Destaca o ensino do campus da Unesp, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, de São José do Rio Preto. Ressalta a contribuição da instituição em pesquisas e em estudos na área da Saúde.

CARLOS GIANNAZI - Elenca temas abordados por seu mandato, como a violência nas escolas e a desvalorização do magistério. Lamenta o incêndio ocorrido na Escola Estadual Roberto Mange, no Jardim Myrna, na capital. Mostra imagens do local. Afirma que o incêndio em escolas é um problema recorrente devido, a seu ver, à falta de políticas públicas voltadas para a segurança pública, bem como pelo número reduzido de funcionários e pela falta de um programa sistemático de ronda escolar. Exige a reforma imediata das escolas Tancredo Neves, Ilda Vieira Vilela e Roberto Mange.

JOÃO PAULO RILLO - Discorre sobre o pronunciamento do presidente Fernando Capez, na véspera, acerca do envolvimento de seu nome no esquema da máfia da merenda. Diz que um grupo de parlamentares é favorável à instalação de CPI que investigue o caso. Lembra declaração do deputado Pedro Tobias, destacando que o Moita, acusado de operar a máfia da merenda, não é filiado ao PSDB. Cita matéria do jornal O Estado de S. Paulo que divulgou a nomeação de Fernando Padula Novaes, outro nome envolvido na operação Alba Branca, para a coordenação do Arquivo Público de São Paulo.

CORONEL TELHADA - Informa participação em reunião no Comando Militar do Sudeste. Lê e discorre sobre manchete jornalística que aponta que a Justiça mandou soltar policial suspeito de participar de uma chacina na Grande São Paulo, em setembro do ano passado. Defende a inocência do PM. Tece críticas à investigação sobre o caso, que até hoje não teve os verdadeiros autores identificados. Manifesta apoio ao presidente Fernando Capez, por denúncias envolvendo seu nome na máfia da merenda.

EDSON GIRIBONI - Discorre sobre o processo de impeachment instalado em Brasília, contra a presidente Dilma Rousseff. Faz explanação sobre a alta carga tributária brasileira. Defende a diminuição da máquina pública e a redução de despesas, a fim de fortalecer a União. Lamenta o aumento no desemprego e as dificuldades enfrentadas por quem necessita da saúde pública. Faz comentários sobre as eleições municipais, que ocorrerão neste ano.

ENIO TATTO - Discorre sobre a assinatura de parceria entre a Universidade Santo Amaro e a prefeitura de São Paulo. Explica o teor da parceria, cujas ações serão voltadas para a saúde. Tece elogios ao prefeito Fernando Haddad pela inauguração do Hospital Municipal da Vila Santa Catarina. Destaca outro hospital que se encontra em obras em Parelheiros, com previsão de entrega até o fim do mandado de Fernando Haddad. Cobra da bancada do PSDB assinaturas para a instalação de CPI para investigar a máfia da merenda.

MARCOS MARTINS - Faz reflexão sobre a data de 28/4, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Lembra as pessoas que perderam a vida em decorrência do amianto e do mercúrio. Comenta o procedimento correto para o abastecimento de combustível em veículos. Denuncia que em São Paulo ainda existem redes de água, da Sabesp, com tubulação de amianto, o que resulta em desperdício de água.

ABELARDO CAMARINHA - Tece críticas a uma parcela do Ministério Público. Acusa a entidade de perseguir alguns políticos. Solidariza-se com tema que será abordado pela deputada Vanessa Damo.

VANESSA DAMO - Tece considerações a respeito de sua trajetória política. Acrescenta que ações de seu mandato impactaram de modo positivo a vida da população. Lista medidas adotadas, mormente investimentos em Mauá e adjacências, da ordem de R$ 100 milhões. Lamenta perseguições que tem sofrido.

JOÃO PAULO RILLO - Saúda os presentes nas galerias. Lamenta a não realização da audiência pública sobre a educação, agendada para o dia, neste Parlamento. Manifesta-se a favor da elaboração do Plano Estadual da Educação. Critica o governador Geraldo Alckmin pela denomindada reorganização da Rede Estadual de Ensino. Critica a nomeação do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, como secretário da Educação. Reivindica a realização de audiência pública, a ser coordenada pelo presidente desta Casa. Clama pela instalação de CPI a fim de investigar desvios de recursos da merenda escolar. Aduz que os cidadãos presentes nas galerias são protagonistas no exercício da cidadania. Valoriza o voto popular.

CARLOS GIANNAZI - Reflete acerca do que considera desmonte da educação estadual. Defende a imediata instalação de CPI com o propósito de investigar a "máfia" da merenda escolar. Lembra que faz-se necessário investigar desvios a envolver o ICMS e o "Trensalão". Exibe foto de 26 trens comprados e não utilizados pelo governo do Estado. Parabeniza os alunos pelas manifestações que culminaram com a não reorganização da Rede Estadual de Ensino. Tece comentários a respeito do aumento da violência nas escolas estaduais. Anuncia visita a instituição de ensino incendiada criminosamente. Clama pela reforma imediata da estrutura. Lamenta a existência de escolas de lata.

MARCOS MARTINS - Saúda os presentes nas galerias. Aborda o tema merenda escolar. Ressalta a relevância das manifestações em torno da instalação da CPI tendente a elucidar os anunciados desvios.

alesp