CCJR analisa PLs sobre precatórios


02/05/2016 12:54 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) deverá analisar, em maio, os projetos de Lei 312 e 313, que tratam da autorização de acordo entre o Estado e o credor de precatório, visando ao pagamento destinado à aquisição de imóvel ou veículo, respectivamente.

Por meio destas iniciativas, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), em vez de aguardar o resultado do processo do precatório, o cidadão poderá utilizar seu crédito para a compra de bens duráveis. "Os projetos favorecem a ambos, pois o Estado quitará sua dívida e a pessoa não precisará se sujeitar ao dissabor de aguardar durante anos para receber o que lhe é devido", disse Chedid.

O parlamentar explicou ainda que o acordo consistirá na antecipação de pagamento mediante uma concessão de 30% de desconto sobre a totalidade do saldo devedor do precatório, conforme cálculos da Procuradoria Geral do Estado, vedada a proposição de acordo apenas sobre parte do valor devido.

"Poderá propor acordo o titular de precatório de valor certo, líquido e exigível, em relação ao qual não existam impugnação, pendência de recurso ou defesa, e que decorra de processo judicial tramitado regularmente", finalizou Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp