Pedido de convocação do secretário da Segurança Pública


09/05/2016 15:07 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


O possível envolvimento de policiais militares na morte de Luana Barbosa dos Reis, em Ribeirão Preto, há um mês, foi motivo de requerimento pela convocação do secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes. O documento foi protocolado por Márcia Lia (PT) na Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, da qual é membro.

A família de Luana Barbosa dos Reis, de 34 anos, lésbica, acusa policiais militares de espancar a vítima no dia 8/4, durante uma abordagem em Ribeirão Preto. Luana morreu no dia 13/4, cinco dias após ser internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas.

De acordo com a declaração do óbito, a vítima sofreu isquemia cerebral aguda e traumatismo crânio-encefálico e, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), os traumas foram causados por espancamento.

Uma vizinha contou que os policiais desferiram golpes de cassetetes e com o capacete em Luana. Ao ouvir os gritos na rua, saiu de sua residência e se deparou com a cena.

Para a deputada, a presença do secretário é fundamental. "É indispensável que o secretário preste informações a esta comissão com a maior urgência. Os esclarecimentos se fazem necessários pela gravidade e suspeita sobre o caso. A Polícia Militar tem o dever de proteger a população e não podemos permitir, em nenhuma hipótese, uma atuação que coloque em risco a vida da cidadão", disse Márcia.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp