Da Tribuna


11/05/2016 16:52 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LECI BRANDÃO - Discorre sobre o que chamou de ato de exercício da cidadania, na última sexta-feira, referindo-se à saída de estudantes que haviam ocupado o plenário desta Casa. Ressalta a convicção estudantil em suas reivindicações. Comenta a instalação de CPI que investigará a máfia da merenda, entre outros aspectos da Educação. Diz acreditar que a CPI seja uma resposta às manifestações. Faz críticas à forma como esta CPI foi estabelecida. Afirma que não tem problemas em assinar qualquer pedido de CPI, mas lamenta o fato de o PCdoB não ter sido convidado a assinar o documento.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Parabeniza o governo estadual pela liberação de recursos a diversos municípios paulistas. Fala de sua participação em evento em Mairiporã, cidade que recebeu investimentos para obras de infraestrutura da Estrada dos Moraes, no Jardim da Serra. Destaca emenda, de sua autoria, para melhorias em Cajamar. Opina que obras de infraestrutura promovem a geração de empregos, principalmente na área da construção civil. Faz menção à formação de 2811 novos policiais. Parabeniza a PM pelo fato de 12% destes policiais terem curso superior.

CORONEL TELHADA - Discursa sobre a sessão, no Senado, que está acontecendo hoje, e visa julgar o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Tece críticas ao governo federal pela atual situação econômica. Diz esperar que com o afastamento da presidente o cenário do País melhore. Comenta a formação de 2.811 policiais. Fala de seu orgulho em ser PM. Destaca projeto de lei do governo estadual, cujo objetivo é colocar algumas áreas públicas em disponibilidade para venda.

MARCOS MARTINS - Fala sobre a fibromialgia, doença que acomete principalmente as mulheres e de difícil diagnóstico. Chama a atenção para o preconceito em torno da doença. Informa que foi criado, na Comissão de Saúde, o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia para dar visibilidade ao tema. Defende a instalação de um local público para atendimento especializado a pacientes com queixas da doença.

WELSON GASPARINI - Indigna-se com recorrentes assaltos que vem ocorrendo na zona rural da região de Ribeirão Preto. Diz que produtores de Brodowski, Batatais e Altinópolis já foram vítimas de arrastões, cujos autores ainda não foram identificados. Discorre sobre a violência sofrida pelos produtores. Faz apelo ao secretário da Segurança Pública, Alexandre Moraes, no sentido de agilizar medidas preventivas capazes de devolver a paz e garantir a segurança a esses brasileiros, que, adita, tanto contribuem para o Brasil, gerando receitas e empregos em suas propriedades.

ORLANDO BOLÇONE - Lê e comenta editorial da revista Conjuntura Econômica, da FGV, que aponta que a economia continua refém da crise política. Elenca alguns pontos, os quais fez uma breve reflexão, como a transformação da sociedade brasileira desde a Constituição de 1988, o acesso à informação e a ascensão do PT ao poder que, de acordo com a publicação, acelerou o processo de inclusão social, iniciado, ainda que timidamente, no governo FHC.

LUIZ CARLOS GONDIM - Faz coro ao discurso do deputado Marcos Martins, sobre a fibromialgia. Discursa sobre a falta de vacina H1N1. Comenta a gravidade desse tipo de gripe. Cita o número de mortes no estado, na ordem de 686 pessoas. Adverte as autoridades de Saúde para que liberem o mais rápido possível as vacinas, antes que chegue o período crítico da doença, que é no inverno.

LÉO OLIVEIRA - Parabeniza o deputado Luiz Carlos Gondim pelo pronunciamento em favor da vacina H1N1. Faz agradecimentos à Comissão de Finanças e Orçamento, que acabou de aprovar, de forma unânime, um projeto que obriga as concessionárias exploradoras de pedágio que estão situadas no estado de São Paulo a cederem passe livre para as ambulâncias. Tece elogios ao governador Geraldo Alckmin pela elaboração de projeto que transforma a região de Ribeirão Preto em Região Metropolitana. Pede o apoio de seus pares na apreciação da matéria.

LUIZ CARLOS GONDIM - Informa ter em mãos documento recebido de assessor do PSOL, com esclarecimentos acerca da campanha de vacinação que ocorreu recentemente nesta Casa. Diz que, por determinação do secretário municipal de Saúde, não foi possível dar a vacina em todos os servidores, como nos anos anteriores. Ressalta que dois de seus assessores estão com a H1N1. Pede sugere aos deputados presentes em plenário que assinem, em conjunto, o documento que será encaminhado à Mesa Diretora, pedindo a extensão da vacina aos demais funcionários.

WELSON GASPARINI - Fala sobre lei federal que estabelece que o Estado que não aprovasse o Plano Estadual de Educação até meados do anos passado, não receberia mais recursos públicos para o setor. Sugere que sejam apresentadas emendas ao projeto que trata do assunto, visando acelerar sua apreciação.

alesp