Da Tribuna


01/06/2016 18:35 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


ITAMAR BORGES - Informa que, há 70 anos, foi oficializado o registro do profissional de contabilidade no Brasil. Menciona entidades da categoria, cuja importância destaca. Relata reunião conduzida pela Frente Parlamentar de Apoio à Mineração no Estado de São Paulo. Comunica que a Semana do Meio Ambiente acontece nos dias 1º a 07 de junho.

WELSON GASPARINI - Parabeniza o jornal "A Cidade", de Ribeirão Preto, por reportagem acerca da importância dos professores mediadores nas escolas estaduais. Lê trechos da matéria. Afirma que a atuação dos mediadores tem ajudado alunos a superar problemas como uso de drogas, indisciplina e mau desempenho acadêmico, entre outros. Pede que mais escolas recebam esse profissional.

ANGELO PERUGINI - Pede o apoio de seus pares a projeto de lei, de sua autoria, que tem o objetivo de garantir, através de parcerias do governo estadual com instituições privadas, o ensino em período integral a todos os alunos entre 11 e 18 anos. Argumenta que o investimento em Educação sempre tem como resultado avanços sociais.

ANALICE FERNANDES - Discorre sobre o caso do estupro coletivo de uma adolescente, ocorrido no Rio de Janeiro. Declara-se entristecida com a banalização da violência no País. Dá conhecimento de estatísticas a respeito do número de estupros em São Paulo e no Brasil. Elenca iniciativas que tomou, como parlamentar, no combate à violência contra as mulheres, incluindo projetos de lei que aprovou nesta Casa.

CARLOS GIANNAZI - Informa que a Justiça concedeu liminar aos servidores da Educação e do sistema prisional, impedindo que o pagamento do salário seja prejudicado pela demora na publicação de laudos de perícia médica. Declara que o problema tem origem em uma resolução do governo estadual, cuja revogação pleiteia. Recomenda que outras categorias de servidores busquem seus direitos na Justiça.

MARCOS MARTINS - Comunica que deverá ser realizada, nesta Casa, audiência pública para tratar do banimento do amianto, que é cancerígeno. Declara que há estados que proíbem o uso do produto, como São Paulo, com base em lei de sua autoria. Exige a substituição dos tubos de amianto ainda usados pela Sabesp em sua rede de distribuição.

JOOJI HATO - Defende a criação de uma delegacia especializada em crimes envolvendo crianças e adolescentes, com profissionais treinados para a função. Comenta o caso do estupro coletivo de uma adolescente, no Rio de Janeiro. Faz histórico da criação da primeira delegacia de defesa da mulher do País, em São Paulo, durante o governo de Franco Montoro.

PRESIDENTE ANALICE FERNANDES - Declara que a violência contra a mulher é um problema cultural do Brasil.

CARLOS CEZAR - Parabeniza e agradece aos envolvidos na organização da Marcha para Jesus, realizada no feriado de Corpus Christi. Discorre sobre o evento, que contou com grande número de participantes, e cujo caráter pacífico enfatiza. Ressalta que a marcha ocorreu não apenas em São Paulo, mas em várias outras cidades do Brasil. Destaca o apoio de órgãos públicos na realização do evento.

ALENCAR SANTANA BRAGA - Critica a morosidade da Justiça brasileira frente a casos de violência contra mulheres. Destaca a necessidade de criação de mais delegacias de proteção à mulher, bem como a ampliação do horário de funcionamento dessas unidades para 24 horas por dia.

alesp