Da Tribuna


02/06/2016 19:00 | Da Redação

Compartilhar:


WELSON GASPARINI - Afirma que o tabagismo é comprovadamente responsável por milhares de mortes. Faz apelo para que haja uma somatória de esforços na luta contra o cigarro, por parte das famílias, escolas e igrejas. Propõe a realização de campanhas de informação acerca dos males causados pelo vício.

CORONEL TELHADA - Relata visita que fez ao Curso Superior de Sargentos da Polícia Militar. Defende a polícia de críticas, feitas por parlamentares do PT, à sua atuação no trato com manifestantes, na avenida Paulista. Argumenta que a democracia pressupõe respeito mútuo. Diz que contestará ataques feitos à Polícia Militar.

ORLANDO BOLÇONE - Descreve evento, nesta Casa, em que foram discutidos os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com a presença de representantes do PNUD. Discorre sobre a participação do Brasil na iniciativa. Elenca as principais metas apresentadas pela Agenda 2030 e as bases sobre as quais elas repousam.

JOOJI HATO - Comenta caso, ocorrido no Rio de Janeiro, do estupro coletivo de uma adolescente. Tece elogios ao Senado Federal, pela aprovação de lei que aumenta a pena para esse tipo de crime. Sugere a criação de uma delegacia especial para tratar de casos envolvendo crianças e adolescentes. Declara que o Brasil deve aprender com o exemplo do Japão, que se reconstruiu após o fim da Segunda Guerra Mundial.

ROBERTO MASSAFERA - Endossa o pronunciamento do deputado Jooji Hato a respeito do exemplo dado pelo Japão na sua reconstrução depois do fim da Segunda Guerra Mundial e do bombardeamento das cidades de Hiroshima e Nagasaki. Comenta as ações que o governo estadual tem tomado em busca de resolver os problemas que envolvem a pesquisa e a produção da fosfoetalonamina.

RAUL MARCELO - Discorre sobre audiência pública, na Câmara dos Deputados, que tratou da fixação das bases curriculares nacionais. Critica as propostas do movimento Escola sem Partido, que, a seu ver, cerceiam a liberdade dos professores. Lê carta aberta de Heleno Araújo Filho, coordenador do Fórum Nacional de Educação, sobre o assunto.

PROFESSOR AURIEL - Concorda com as declarações do deputado Raul Marcelo acerca do Escola sem Partido. Tece críticas ao tratamento que o governo estadual dá aos professores. Comenta as denúncias de desvio de verba nas compras de merenda para as escolas públicas no estado de São Paulo e a criação de uma CPI para apurá-las.

WELSON GASPARINI - Pede o apoio de seus pares à aprovação do projeto do Plano Estadual de Educação, que tramita nesta Casa desde 2015. Ressalta que a não aprovação do plano prejudica o recebimento de verbas federais destinadas à área. Cita notícia da Folha de S.Paulo sobre o adiamento da publicação do Plano Nacional de Educação. Considera tais atrasos injustificáveis. Apela a seus pares para que apreciem o Plano Estadual de Educação. Defende a criação da região metropolitana de Ribeirão Preto.

RAUL MARCELO - Critica a proposta do Plano Estadual de Educação do Executivo. Discorre sobre os problemas atuais da Educação no Brasil.

alesp