Projeto - Criação de Semana da Síndrome de Down é aprovada em Plenário


27/06/2016 17:15 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na noite de terça-feira, 21/6, o Projeto de Lei 361/2013, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB) e que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down. A proposta aguarda a sanção do governador Geraldo Alckmin para virar lei.

A Semana de Conscientização da Síndrome de Down deve ser realizada anualmente, coincidindo com o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A campanha vai ter como objetivo a conscientização e compreensão da disfunção genética e a inclusão da pessoa com Síndrome de Down.

O projeto de lei prevê que as ações sejam realizadas em parceria pelas secretarias da Educação e da Saúde e direcionadas, em especial, aos alunos das redes estadual e privada de ensino, por meio de palestras e esclarecimentos, a fim de combater qualquer preconceito contra quem tem a síndrome.

"A intenção é estabelecer uma campanha de conscientização que demonstre como quem nasce com a alteração genética da síndrome de Down pode levar a vida normalmente. Trabalhar com o público das crianças e jovens pode ajudá-los a entender, desde cedo, que não há razão para qualquer discriminação", disse o parlamentar.

Roberto Engler elaborou a proposta depois de sugestão do vereador Adérmis Marini, de Franca, que é autor de matéria semelhante em âmbito municipal.

rengler@al.sp.gov.br

alesp