Campanha estadual de orientação sobre os riscos do AVC


29/06/2016 17:26 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:


A Organização Mundial de AVC (Word Stroke Organization), em seus estudos, prevê que uma em cada seis pessoas no mundo será vítima de acidente vascular cerebral (AVC) ao longo da vida, e nesse sentido classifica como urgente a adoção de medidas com foco na redução dos riscos da doença. O acidente vascular cerebral é causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM), prevê a criação de uma ampla campanha que seja realizada em todo o Estado de São Paulo para orientar a população sobre os riscos e cuidados em relação ao AVC.

"A promoção da saúde vascular é benéfica em vários sentidos e o principal deles, obviamente, é o bem-estar da pessoa, que terá mais informação para se prevenir de um AVC. Do outro lado, o Poder Público reduz custos com tratamento de uma doença que poderia ter sido evitada", afirma o deputado Lancaster, vice-presidente da Comissão de Saúde e autor do Projeto de Lei 514/2016, que institui a Semana de Promoção da Saúde Vascular no Estado de São Paulo, a ser realizada anualmente na última semana do mês de outubro.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp