Opinião - Poupatempo ambiental em Ribeirão Preto


04/07/2016 11:51 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo ganhou um importante avanço quando o ex-governador Mário Covas " de tão saudosa memória " criou o Poupatempo São Paulo que passou a ser operacionalizado pela Prodesp, cuja história se confunde com a própria história do uso da informática pelo governo paulista. Criada em 24 de julho de 1969, a empresa iniciou suas atividades em outubro do mesmo ano numa sala emprestada no prédio da Secretaria da Fazenda, no centro de São Paulo, com apenas dois funcionários e sem equipamentos. Um sobrado de três andares, no bairro da Ponte Pequena, foi a primeira sede própria, em 1970.

Ao mesmo tempo que centralizava sua estrutura física na nova sede, a Prodesp orientava sua filosofia de operação no sentido contrário, o da descentralização, com a criação do Centro Regional de Operações de Bauru, das unidades funcionais Segurança Pública e Hospital das Clínicas e a execução dos primeiros serviços de teleprocessamento. Do solitário primeiro computador adquirido na Ponte Pequena, os recursos tecnológicos da Prodesp evoluíram para 14 grandes computadores e uma rede de teleprocessamento com cerca de 900 terminais no princípio dos anos 80

A democratização da informática, com a popularização dos microcomputadores, impôs novos desafios à empresa, que se transformou para atender às demandas geradas pelo novo modelo tecnológico. O parque de equipamentos mais do que duplicou entre 1987 e 1989. E, para acelerar a informatização do Interior, foi criada a Rede Estadual de Processamento de Dados, com Centros Regionais de Informática em Campinas, Bauru, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

Unindo competência técnica e criatividade, a Prodesp tornou-se uma importante aliada do processo de modernização do Estado e, dentro desse contexto, nos anos 90, se inseriu o Poupatempo, quando foi intensificado o uso da informática como ferramenta de gestão e atendimento ao cidadão (o chamado Governo Eletrônico). E o Poupatempo tornou-se um novo paradigma na prestação de serviços graças à participação da Prodesp na implantação e administração dos postos de atendimento. Recentemente, Botucatu ganhou a primeira unidade do Poupatempo Ambiental, uma medida inovadora, centralizando os serviços oferecidos à população, ofertando espaços para realização de programas e eventos voltados à educação e interpretação ambiental, facilitando o licenciamento ambiental e integrando as unidades de fiscalização.

Rendo louvores, assim, à iniciativa do meu filho, vereador Mauricio Gasparini, de propugnar - inclusive criando uma Comissão Especial de Estudos na Câmara Municipal - pela instalação de uma unidade do Poupatempo Ambiental em Ribeirão Preto; uma iniciativa, a meu ver, benéfica a toda uma vasta região porque traria maior eficiência e rapidez ao atendimento de uma crescente demanda por serviços ambientais.

Welson Gasparini* é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp