Parlamento retoma discussão sobre conscientização do zoster


03/08/2016 18:23 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa poderá retomar a discussão do Projeto de Lei 1051/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que institui campanha de conscientização sobre o zóster ou herpes-zóster, conhecido ainda como "cobreiro". O PL recebeu parecer favorável das comissões e está pronto para a votação final.

A iniciativa tem por finalidade promover ampla divulgação em âmbito estadual das características da doença, das causas e dos tratamentos dos sintomas, bem como a indicação de medidas preventivas. "Este PL já foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Saúde", disse o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que a campanha será realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet e televisão, bem como cartazes e distribuição de cartilhas informativas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. "Também deverão ser promovidos cursos e palestras sobre o tema para os profissionais de saúde", acrescentou.

Segundo dados estatísticos recentes do SUS, são registradas anualmente, em nível nacional, cerca de dez mil hospitalizações por catapora e zóster. A dor associada à doença pode prejudicar o sono, impactando negativamente no trabalho e principalmente em atividades cotidianas do paciente. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos de idade.

echedid@al.sp.gov.br

alesp