Agilidade em projeto de trens intercidades


27/09/2016 18:25 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), encaminhou ao governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, requerimento solicitando informações sobre a demora na implantação e circulação do trem intercidades, que ligará as regiões da Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba à capital paulista.

Conforme informação da Ouvidoria do Governo do Estado, o projeto de criação do trem intercidades encontra-se em estudo pelo Conselho Gestor de Parcerias Público Privada (PPPs). "É preciso agilidade, pois o projeto irá garantir o crescimento de amplas regiões e desafogará as rodovias, onde ocorrem muitos acidentes devido ao grande número de veículos que nelas trafegam diariamente", disse Edmir Chedid.

O projeto prevê 431 quilômetros de ferrovias, que ligarão Americana a Santos, Taubaté a Sorocaba, e se cruzarão em São Paulo. O trem sairá de Americana, passará por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital. O custo previsto para a interligação está estimado em R$ 20 bilhões, sendo R$ 4 bilhões em recursos públicos.

"É necessário implantar o programa com a maior brevidade possível, pois assim colocaremos à disposição da população outra opção de transporte, mais segura e veloz, que proporcionará maior desenvolvimento ao Estado e qualidade de vida aos usuários", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp