Campanha pela doação de órgãos tem início amanhã


26/09/2016 19:02 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


Nesta terça-feira 27/9, Dia Nacional do Doador de Órgãos, o Hospital das Clínicas dará início à campanha de doação de órgãos. A iniciativa tem o apoio do 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, as ações da Faculdade de Medicina da USP tem o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da doação de orgãos. "A campanha será realizada por pacientes em lista de espera e transplantados, que distribuirão materiais informativos a comunidade", disse Edmir Chedid.

Assistentes e residentes do hospital também estarão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre o tema. A iniciativa é da Divisão de Transportes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HC-FMUSP, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos do HC e ONG Viva Transplante (OPO).

No ano passado, foram realizados 511 transplantes no Estado, sendo 195 de rim, 120 de medula óssea, 96 de fígado, 93 de córnea (tecido) e sete de pâncreas, pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas. "Ainda assim, a lista de espera para transplantes é grande e muitos pacientes perdem a vida antes de conseguirem doação. É fundamental mais campanhas como esta", concluíu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp