Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais


28/09/2016 16:50 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:


Mais do que uma data comemorativa, a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais, que acontece entre 28/9 e 4/10, tem como objetivo estimular a reflexão da sociedade sobre como são tratados os animais. "A forma como tratamos animais domésticos, silvestres, selvagens e a produção de carne para o consumo é um retrato do nosso grau de civilidade. Eles têm sido objeto de abuso da humanidade que tem conhecimento demais e sensibilidade de menos. São seres sencientes que merecem respeito", comenta Feliciano Filho (PSC).

Criada pela Lei 15.431/14, de autoria de Feliciano, a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais é uma excelente oportunidade para educadores aplicarem o tema em sala de aula ou em atividades fora da escola. Também é oportuna para ações em prol de todos os espécimes que vivem em situações de abuso, exploração comercial, maus-tratos, abandono, tráfico, servindo como cobaias ou entretenimento, suportando todo tipo de sofrimento físico e emocional.

Feliciano ainda ressalta a necessidade de repensar o papel dos animais na sociedade. "Durante essa semana, é indicado refletirmos sobre a situação precária dos animais de rua e a falta de políticas efetivas para melhorar esse cenário. Além da exploração animal no mercados da moda, ciência, circos, rodeios, vaquejadas e sacrifícios ritualísticos".

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp