ILP realiza palestra sobre a condição feminina


06/10/2016 18:55 | Da Redação

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 6/10, o Instituto do Legislativo Paulista recebe a professora Maria Garcia, que ministrará a palestra gratuita A Condição Feminina no Contexto Atual, às 19h, no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama, sendo um mês do empoderamento feminino. Por isso, o ILP realiza a palestra, com o objetivo de traçar a trajetória da mulher no Brasil desde a Colônia até os dias de hoje.

"Há poucas mulheres na política brasileira, apesar de as mulheres serem administradoras natas. A lei eleitoral exige uma porcentagem de mulheres filiadas a partidos, mas a lei eleitoral da Argentina exige uma porcentagem de mulheres eleitas, o que leva o partido a fazer o possível para que as mulheres sejam eleitas. Isto também deveria ser feito no Brasil", afirma Maria Garcia. A vivência feminina é diferente da masculina, e, por isso, é necessário que haja mulheres para representar outras mulheres.

O acesso ao conhecimento é um exemplo de que a trajetória das mulheres sempre foi diferente da dos homens desde a colonização. Elas eram ensinadas a fazer tarefas domésticas, enquanto os homens tinham direito à instrução escolar. Um ditado antigo dizia que "As mulheres saem de casa somente três vezes: para batizar, para casar e para enterrar".

A educação é fundamental desde os primórdios. E hoje é um meio para um fim: maior igualdade de gênero no país. "É necessário debater em classe, sem exagero, essa questão, mostrando as qualidades do homem e da mulher", completa Maria Garcia.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do ILP (www.al.sp.gov.br/ilp). Haverá a emissão de certificado e a palestra, além de ser presencial, também será exibida online no portal da Alesp.

Curta as redes sociais do ILP para receber as novidades! Facebook /ILP.instituto Twitter: @ilpsp Youtube: Instituto do Legislativo Paulista.

alesp