Assembleia Legislativa promove ações em campanha contra o câncer de mama

Caminhão da mamografia atenderá interessadas no estacionamento da Alesp no sábado, 8/10
07/10/2016 16:20 | Da Redação

Compartilhar:


Para marcar as co­memorações do Outubro Rosa - movimento internacional que tem por objetivo alertar a população para a prevenção contra o câncer de mama, a Assembleia Legislativa receberá o Caminhão da Mamografia do Hospital Oswaldo Cruz neste sábado, 8/10, das 10 às 17h, em seu estacionamento. Serão feitos exames tanto para funcionárias da Alesp quanto para o público, mediante agendamento prévio por meio do link http://bit.ly/Mamografia08102016.

Outras atividades comemorativas foram programadas, como a iluminação noturna da fachada do Palácio 9 de Julho com a cor rosa durante todo o mês. A palestra "A condição feminina no contexto atual", da professora Maria Garcia, promovida pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), realizada nesta quinta-feira, 6/10, também faz parte dessas ações.

Segundo o ILP, embora o tema não aluda ao diagnóstico precoce do câncer de mama, justifica-se pelo fato de o movimento Outubro Rosa ter-se tornado tão popular, que resultou na identificação de outubro como o mês das mulheres.

A primeira iniciativa de iluminação rosa ocorreu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, na capital paulista, foi iluminado com essa cor. "Foi um período efêmero, em que se comemoravam os 70 anos do encerramento da Revolução de 32", relatou o coronel PM reformado Mário Fonseca Ventura. A ideia partiu de um grupo de mulheres engajadas na luta contra o câncer da mama.

alesp